ESCOLA MUNICIPAL DE BAILADO É NOVAMENTE DESTAQUE EM FESTIVAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Prefeitura M. de Ourinhos 24/07/2014 - 18:20:53 Região

Mantida pela Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura, a EMBO (Escola Municipal de Bailado de Ourinhos) foi novamente um dos grandes destaques no 22° Passo de Arte Internacional, que foi realizado de 03 a 12 de julho na cidade de Indaiatuba-SP.

A Escola participa do evento há 21 anos, ou seja, desde a sua 2ª edição e foi nele que obteve  suas primeiras premiações, ainda como Grupo Municipal de Bailado.

Continua depois da Publicidade

Com uma participação consagrada, a EMBO mais uma vez manteve a tradição de conquistar prêmios e realizou uma brilhante participação tendo sido a Escola mais premiada do concurso, onde subiu ao pódio 11 vezes, obtendo sete primeiros lugares, dois terceiros lugares e duas premiações especiais, sendo a de melhor bailarina para Yasmin Lomondo e de melhor bailarino para Gustavo Carvalho.

Seguindo os moldes dos grandes concursos internacionais ao final do concurso todos os laureados em 1º lugar no Passo de Arte apresentam-se na Noite de Gala, onde a EMBO foi destaque com seis apresentações. Além de ser o grupo que mais vezes se apresentou na noite, foi também uma Escola que mais bailarinos forneceu para a montagem do Grand Defilé (ou Grande Desfile), da qual participaram 210 integrantes selecionados. A produção já se tornou tradicional há vários anos e desde então tem ficado a cargo de Carlos dos Santos Jr., bailarino e coreógrafo brasileiro radicado nos EUA e de Toshie Kobayashi, um dos maiores nomes da dança clássica no Brasil (Madrinha da EMBO).

Com médias acima de 9,0 pontos além de várias notas 10, a trupe ourinhense foi muito elogiada pelos professores e jurados, que teceram excelentes comentários sobre o trabalho desenvolvido e que terminou como grande destaque da modalidade Ballet Clássico.

Raio X do evento 

Até hoje realizado pelo Instituto Passo de Arte, através de seus idealizadores Marisa Pivetta e Willian Romão, e passados 22 anos, o festival cresceu e evoluiu em todos os aspectos, tendo saído do âmbito estadual para o nacional e se tornou há vários anos em um importante acontecimento de nível internacional, com a participação de grupos concorrentes, companhias e profissionais convidados de vários países. Os produtores são também os responsáveis pela realização da seletiva brasileira do YAGP - Youth America Grand Prix de Nova York, que acontece nos EUA no mês de Abril e do qual a EMBO participou pela segunda vez, sendo antes em 2009.

A filosofia do Passo de Arte é o comprometimento com a elevação da qualidade técnica e artística da dança e tornou-se um importante meio de profissionalização para centenas de talentos que foram revelados pelo festival.

Em mais de duas décadas de realização o evento contribuiu de forma decisiva para elevar o nível da dança, tanto no estado como no país, estando hoje entre os dois mais importantes do cenário da dança brasileira. São mais de 200 bolsas de estudos concedidas para as melhores e mais conceituadas escolas de dança espalhadas pelo mundo principalmente pela América do Norte e Europa, além da Nova Zelândia e Austrália.

É o caso de Daniel Camargo, ex-aluno da EMBO revelado pelo YAGP e que ganhou bolsa para cursar a prestigiada escola Jhon Cranko Schule, em Stuttgart (Alemanha) e o qual atualmente é solista do Stuttgart Ballet. Ele conquistou em 2012 o prêmio de melhor bailarino da Alemanha e é um dos 26 bailarinos que hoje estão inseridos na grande vitrine nacional e internacional da dança e que hoje integram as mais prestigiadas companhias do Brasil e do exterior como a São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Royal Ballet de Londres (Inglaterra), American Ballet Theatre e The Washington Ballet (Estados Unidos), entre outras. A 22ª edição contou com a participação de mais de 3 mil e 500 bailarinos de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de Paraguay e Argentina.

A prefeita Belkis Fernandes parabenizou a EMBO. “Os nossos parabéns pelas conquistas a todos os bailarinos, professores, coreógrafos, direção e à APAB, por colocarem mais uma vez a nossa Cultura em evidência, elevando e tornando nossa cidade uma referência não apenas em nosso Estado como também no Brasil e no mundo. Ourinhos mais uma vez se orgulha de seus talentos”.

Confira o quadro de premiações: 

Grupo Infantil da EMBO

- 1º lugar – POLIANKA – coreógrafa: Aline Frederico (Conjunto Danças Populares – Pré)

- 1º lugar – PAS MARCHEÉ – coreógrafa: Aline Frederico (Conjunto Clássico – Juvenil) 

Grupo Juvenil da EMBO

- 3º lugar – AS FLORISTAS – coreógrafo: Vanderley Silva (Conjunto Clássico – Adulto)

Grupo Especial da EMBO

- 1º lugar – SECTO DE OBERON – coreógrafo: Jorge Teixeira (Conj. Estilo Livre – Avançado)

- 1º lugar – A FLAUTA MÁGICA – coreógrafo: Jorge Teixeira (Conjunto de Repertório – Avançado)

- 1º lugar – O QUEBRA NOZES – remontagem: Jorge Teixeira (Grand Pas de Deux – Avançado, com Gustavo Carvalho)

- 1º lugar – O QUEBRA NOZES – remontagem: Jorge Teixeira (Grand Pas de Deux – Avançado, com Yasmin Lomondo)

- 1º lugar – ENTRE DOIS – coreógrafo: Bruno Lobo (Duos Clássicos – Avançado, com Yasmin Lomondo e Gustavo Carvalho)

- 3º lugar – VIOLINO CONCERTO – coreógrafo: Jorge Teixeira (Conjunto Clássico – Avançado)

- Premiação Especial: Melhor Bailarina – Yasmin Lomondo

- Premiação Especial: Melhor Bailarino – Gustavo Carvalho

Talentos de Ourinhos brilham em concurso internacional dos Estados Unidos e integram as mais consagradas companhias de dança 

Mais uma vez a cidade representou com sucesso o Brasil no exterior com uma importante conquista. Desta vez foi na cidade americana de Jackson, onde no final do mês de Junho os bailarinos da CBBO - Companhia Brasileira de Ballet/Ourinhos e agregados à EMBO, Yasmin Lomondo e Gustavo Carvalho, receberam a Medalha de Bronze. Trata-se de uma das mais tradicionais competições de dança dos EUA, o USA-International Ballet Competition, que acontece há 35 anos no Estado de Mississippi e o qual nesta edição contou com mais de 100 concorrentes de 18 países.

O bailarino ourinhense e ex-aluno da EMBO, Mozart Mizuyama, também participou do concurso embora não tenha conquistado medalhas passou por todas as etapas e terminou entre os finalistas. Ele acaba de integrar uma das mais celebradas e companhias de dança do país, a Cia de Dança Deborah Colker. A diretora da trupe que leva o seu nome, é uma das mais importantes coreógrafas brasileiras da atualidade, com balés aclamados pela crítica nacional e internacional, sendo ainda a primeira mulher a coreografar para o famoso Cirque du Soleil. Mozart integrou a Cia Brasileira de Ballet antes e depois de também pertencer ao elenco do Ballet de L'Opera National du Rhin, em Mulhouse, na França e esteve atuando na cidade neste semestre, quando integrou na Companhia Brasileira de Ballet/Ourinhos.

A também ourinhense e ex-aluna da EMBO, Melissa Oliveira, conquistou neste ano uma das poucas vagas para integrar o seleto grupo de bailarinos do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (CBTMRJ), a mais tradicional e única companhia clássica estatal do país.

O CBTMRJ foi fundado por Maria Olenewa em 1936, sendo a grande responsável pela profissionalização da dança no país. Ela foi ainda a precursora da primeira escola de dança oficial do Brasil em 1927 e que leva hoje o seu nome, Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Pelo TMRJ já passaram os maiores nomes da dança clássica brasileira e internacional, além de renomados coreógrafos e bailarinos de prestígio e mundial.

Com uma técnica apurada e virtuosa, Melissa é hoje uma das grandes promessas do ballet brasileiro e uma das mais talentosas da nova geração. E que agora realiza o sonho de toda bailarina, ser uma profissional e atuar ao lado de grandes estrelas como Ana Botafogo, Aurea Hammerli, Cecilia Kerche e Nora Esteves, entre outros.

Publicidade

Parceiros