CAMPANHA MUNICIPAL DE COMBATE À ESQUISTOSSOMOSE ACONTECE DE 4 A 15 DE AGOSTO

Prefeitura M. de Ourinhos 29/07/2014 - 20:57:07 Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos informa que vai realizar no período de 4 a 15 de agosto a Campanha Municipal de Combate à Esquistossomose, que é uma das doenças negligenciadas no Brasil.

Em Ourinhos existem coleções hídricas com os caramujos hospedeiros intermediários da Esquistossomose: Caramujo Biomphalaria tenagophila e Caramujo Biomphalaria glabrata.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a Vigilância Epidemiológica a maioria dos casos notificados em Ourinhos é autóctone, ou seja, as pessoas adquiriram a Esquistossomose por contato com águas onde existem os caramujos hospedeiros intermediários infectados, em córregos, lagos e riachos da cidade.

“Um dos objetivos da Campanha é efetuar uma ampla divulgação sobre a doença, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento e especialmente a mensagem para a população, para os médicos e outros profissionais de saúde de que ainda existe a esquistossomose adquirida em Ourinhos, de que temos lagoas e rios com caramujos, mas que é possível, com algumas ações organizadas, impedir essa transmissão, evitar casos e eliminar a doença autóctone em Ourinhos”, informou a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri.             

O que é a Campanha da Esquistossomose? Qual sua finalidade?

A Campanha da Esquistossomose é uma atividade complementar à vigilância de rotina da doença. Foi implantada no Estado de São Paulo em maio de 2009 com a finalidade de divulgar mais amplamente a doença, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento, bem como aumentar a captação precoce de casos (sintomáticos e assintomáticos), a partir das ações municipais, garantindo o tratamento e verificação de cura de todos os casos detectados.

Objetivos da campanha:

Efetuar uma ampla divulgação sobre a doença, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento.

Esclarecer os nossos munícipes, profissionais de saúde sobre a importância da esquistossomose como problema de saúde pública no município e sobre a necessidade de prevenção, e para aqueles se expuseram ao risco, de realizar o exame diagnóstico e receber o tratamento.

Incentivar as pessoas que tiveram contato com coleções hídricas poluídas a procurar os serviços de saúde para realização de exame para diagnóstico da doença e tratamento, se necessário.

Objetivo em médio prazo: eliminar a doença autóctone em Ourinhos.

Público alvo prioritário: Grupos de populações e escolares em áreas de risco, isto é, com existência de coleções hídricas e presença de criadouros de caramujos transmissores da doença. Ação ampliada: grupos populacionais de regiões sem transmissão autóctone, mas que em algum momento se expuseram aos fatores de risco para a esquistossomose, no Estado de São Paulo ou fora dele.

Perguntas e Respostas: quem deve fazer exames?

Você já frequentou ou frequenta regiões que têm pessoas com esquistossomose, barriga d´água, doença do caramujo ou xistosa?

Já entrou em lagos, lagoas, represas, açudes ou rios, com caramujos, para nadar, pescar ou trabalhar? (“lagoa da coceira”).

Caso sim procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para fazer exame de diagnóstico para Esquistossomose: exame de fezes ou o exame de sangue (sorológico).

O que é esquistossomose?

É a doença também conhecida como “barriga d’água”.

Ela é causada por um parasita chamado Schistossoma mansoni, que se encontra nos caramujos dos rios.

Quais são os sintomas dessa doença?

No início as pessoas podem ter: coceira no local de penetração das cercárias, febre, tosse seca, mal estar geral, cansaço, fraqueza, diarréia (às vezes com sangue), cólicas e dor de barriga. Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.

Algumas pessoas não apresentam estes sintomas no começo, os quais só aparecem quando a doença está avançada. Aí ela vai ter:

1. Barriga inchada d’água;

2. Alguns órgãos afetados como fígado, coração, rins e outros, podendo levar à morte.

Qual é o tratamento para a esquistossomose?

O tratamento da esquistossomose é feito com medicamento seguro e efetivo, via oral, em dose única (à base de praziquantel ou oxamniquina) e será prescrito pelo médico quando os exames tiverem resultados positivos. Esse remédio é gratuito e é ministrado na própria unidade básica de saúde. Os casos graves geralmente requerem internação hospitalar e tratamento cirúrgico.

NÃO há vacina para esquistossomose.

Que cuidado você deve tomar para prevenir (não pegar) esquistossomose?

A prevenção consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados:

Não nadar, brincar ou se banhar em córregos, lagoas com caramujos;

Não pescar ou lavar roupa nos córregos com caramujos;

Não usar desta água para beber ou cozinhar.

Quais são os cuidados que todos devem ter para não poluir a água dos córregos e rios?

Manter os rios limpos, não depositando lixo nas margens;

Não fazer evacuar no chão próximo aos córregos e rios;

Construir fossas e privadas longe das águas;

Não fazer ligações de esgoto aos rios.

Como posso participar?

Divulgue as informações acima para seus amigos e familiares.

Se alguém tiver sintomas da doença, deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. para fazer exame de diagnóstico para Esquistossomose: exame de fezes ou o exame de sangue (sorológico).

Publicidade

Parceiros