PREFEITURA VAI PROMOVER A LEITURA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Prefeitura M. de Ourinhos 30/07/2014 - 18:16:02 Cidade

 Secretaria Municipal de Cultura organiza o “A(o)Gosto das Letrinhas”de 11 a 16 de agosto em vários espaços culturais de Ourinhos

Este mês, acontece a sexta edição do festival literário A(o)Gosto das Letras, através de parceria entre a Prefeitura de Ourinhos e a AABiP (Associação Amigos da Biblioteca Pública), sendo esta responsável pela coordenação do evento.

Continua depois da Publicidade

Paralelamente, será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura o “A(o)Gosto das Letrinhas”, programação voltada ao público infanto-juvenil. “Nosso foco de trabalho é principalmente a clientela que ainda está em formação, aquela que mais facilmente tem condições de adquirir práticas leitoras e usufruir por toda a sua vida dessa grande conquista”, aposta o secretário de cultura, Fernando Cavezale.

A programação do A(o)Gosto das Letrinhas se estenderá do dia 11, segunda-feira, até 16 de agosto, sábado. A chamada programação “adulta” começa no dia 12, terça-feira, e também se encerra dia 16. A Secretaria de Cultura programou diversas oficinas, além de peças de teatro, contação de histórias e um workshop destinado a professores do Ensino Fundamental. “São esses professores, justamente, que trabalham a leitura no dia a dia com as crianças e os adolescentes, o público alvo do A(o)Gosto das Letrinhas”, justifica a diretora das Bibliotecas Públicas de Ourinhos, professora Josana Bassi de Moura, coordenadora do evento literário.

Josana assumiu recentemente a área de “leitura” da Secretaria de Cultura, como gosta de denominar seu campo de atuação à frente das bibliotecas públicas, que congrega além da Biblioteca Tristão de Athayde, as bibliotecas Clarice Lispector (vila Margarida), a do Centro Cultural e a Casinha da Esquina.

Juntamente com o secretário Fernando Cavezale, Josana iniciou um trabalho para otimizar o uso desses equipamentos culturais. “A biblioteca é o espaço onde o jovem leitor tem a liberdade de escolher o tipo de leitura que mais lhe interessa, sem a tutela de adultos ou professores. Nesse sentido, a biblioteca é também um espaço de transgressão, em que a sensação de liberdade impera, dando-lhes a consciência de que são autores de suas próprias descobertas”, pondera a diretora Josana Moura.

Publicidade

Parceiros