PROJETO ADEMAR GUERRA REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE TEATRO EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 30/07/2014 - 18:25:18 Diversos

O Projeto Ademar Guerra – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realizará em agosto, na cidade de Ourinhos o Encontro Regional. A cidade receberá durante todo mês de agosto grupos orientados pelo Projeto na edição de 2014, estes participarão dos Encontros apresentando cenas que serão compartilhadas com equipe de curadoria e outros grupos, fomentando o diálogo sobre os seus processos artísticos. O Encontro tem parceria da Prefeitura Municipal de Ourinhos.

Os Encontros Regionais tem como objetivo acompanhar a produção artística desenvolvida pelos grupos, fortalecer as ações de orientação técnica realizadas pelos artistas-orientadores e compartilhar experiências e práticas teatrais.

Continua depois da Publicidade

Para Sérgio Ferrara, Curador Artístico do Projeto, “os Encontros objetivam propor aos jovens artistas do interior do Estado o intercâmbio e o diálogo, além de atualizar e capacitar, nas mais diversas vertentes teatrais”.

A programação dos encontros é composta por apresentações de cenas dos grupos orientados pelo projeto, palestras, oficinas e workshops.

         Sobre o Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e faz parte do Programa de Qualificação em Artes, tendo com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

O Projeto Ademar Guerra tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. É Gerente do Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006. 

SOBRE ADEMAR GUERRA

Um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950 com a formação e a profissionalização trazida pelo TBC. Dirigiu alguns dos espetáculos que marcaram a grande fase do teatro brasileiro na década de 1960, como "Oh, que delícia de guerra", "Marat/Sade" e "Hair".

Artista multimídia, Ademar Guerra também deixou sua marca na televisão, com "Vila Sésamo", os teleteatros nas TVs Excelsior e Cultura, os especiais na Globo; na música com "Momento 68"; na Ópera "Cosi Fan Tutte" de Mozart; e na dança como um dos principais colaboradores do Ballet Stagium.

Quando em 1964, a Secretaria de Estado da Cultura realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado de São Paulo, Ademar Guerra foi orientador de grupo na cidade de Santo André e com eles montou "Gente como a gente" de Roberto Freire. Estava assim, mesmo sem saber, lançando a semente do que viria a ser o Projeto Ademar Guerra. 

Programação: 

Sábado – 30/08

Oficina: Teatro Corpo e voz (Duração: 3 horas) – 9h às 12h ou 14h às 17h

Ministrante: Márcia Baltazar

Local: Centro Cultural Tom Jobim

Rua: Treze de Maio, 300 – Vila Perino – Ourinhos

(30 vagas - oficina voltada para artistas da cidade e grupos não participantes do Projeto).

Oficina de TV – 10h-13h-14h-17h (sábado e domingo)

Workshop de Interpretação, inter-relações entre teatro e TV Ministrante: Rai Jr.

Centro Cultural Tom Jobim

Rua: Treze de Maio, 300 – Vila Perino – Ourinhos

Tel.:(14) 3302-1800

(oficina voltada para público da cidade e/ou região) 

Recortes de Cenas – Das 10h às 13h e das 14h às 17h

Centro Cultural Tom Jobim

Rua: Treze de Maio, 300 – Vila Perino – Ourinhos

Tel.: (14) 3302-1800

Espetáculo - 20h

“Angústia” com Mênades e Satiros – Presidente Prudente

Local:

Teatro Municipal Miguel Curi

Rua: Nove de Julho, 496 – Centro – Ourinhos

Tel.: (14) 3302-1400

Domingo – 31/08

Recortes de Cenas – Das 10h às 13h e das 14h às 17h

Local:

Centro Cultural Tom Jobim

Rua: Treze de Maio, 300 – Vila Perino – Ourinhos

Tel.: (14) 3302-1800

Espetáculo - 16h

“Na ponta da ponte do Novo Oriente”-  Cia. De teatro Cid Chagas – Pereira Barreto

Local: Teatro Municipal Miguel Curi

Rua: Nove de Julho, 496 – Centro – Ourinhos

Tel.: (14) 3302-1400

Serviço

Encontro Regional de Teatro do Projeto Ademar Guerra

Informações sobre as oficinas e espetáculos deverão ser obtidas diretamente na secretaria de cultura

Informações na sede do Projeto Ademar Guerra - Telefone: (11) 4096 9866

e-mail: projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br

site: http://oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/

Redes Sociais: https://www.facebook.com/projeto.ademarguerra

Publicidade

Parceiros