PREFEITA BELKIS INAUGURA OFICIALMENTE EMEF JOSÉ ALVES MARTINS

Prefeitura M. de Ourinhos 01/08/2014 - 18:06:57 Cidade

Na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, aconteceu uma grande solenidade de inauguração da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. José Alves Martins", no Jardim Itamaraty.

         Entre os presentes estavam a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Gilberto Severino, o ex-prefeito Toshio Misato e os vereadores Alexandre Dias Florêncio “Enfermeiro”, Aparecido Luís “Cido do Sindicato”, Antonio Carlos Mazzetti “Tico da Boa Esparança”, Roberto Tasca e Flávio Luís Ambrozim. Secretários municipais, professores e alunos também prestigiaram o evento. Os familiares foram representados pelo filho Marcelo Martins e a viúva Vera Móia Camacho.

Continua depois da Publicidade

         Muitas conquistas da área da Educação foram lembradas pela Prefeita Belkis durante a cerimônia. “Estamos muito contentes em inaugurar oficialmente a EMEF Prof. José Alves Martins, pois esta é a primeira escola entregue já com quadra coberta, sem contar que foi construída totalmente adaptada para contemplar as pessoas com deficiência. Além disso, o Jardim Itamaraty está sendo contemplado com a construção da Escola Estadual de Ensino Médio e vale ressaltar também que estamos realizando o projeto Escola de Cara Nova, no qual temos reformado algumas unidades de ensino para melhor acolher os estudantes da rede pública ourinhense”, destacou.

         O vereador Alexandre “Enfermeiro” enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento da população. “Espero que os alunos aproveitem isto e deem valor na educação. Com saúde e educação vocês tem futuro garantido, isto que nós pessoas públicas, representantes do povo, procuramos proporcionar para vocês, a fim de dar as melhores condições de desenvolvimento”, frisou.         

         A secretária de educação Maria Tereza fez um agradecimento a todos os envolvidos para a conquista desta EMEF. “Esta EMEF é a realização um sonho. Vocês podem ver que foi tudo muito bem feito, a quadra, o vestiário, as adaptações para atender pessoas com deficiências. Pensamos em cada detalhe a fim de termos a melhor estrutura possível para os alunos”, disse.

         A diretora da Escola Municipal, Deise Cristina Azevedo Feitor falou sobre a alegria e satisfação de presenciar este momento. “Só temos a agradecer imensamente a PMO e a SME por nós proporcionar este momento, a inauguração da EMEF Prof. José Alves Martins. A há alguns anos este era um sonho, um projeto distante, porém necessário, hoje é uma realidade”, declarou. 

         O filho do patrono, Marcelo Martins, ficou emocionado com a homenagem. “Das melhores coisas que eu tenho na vida é andar pela cidade e ser reconhecido por uma pessoa tão ilustre que contribuiu para a formação de tantas crianças, jovens e até adultos. Essa homenagem acredito ser muito justa para alguém que dedicou 50 anos de magistério para a cidade. Quero agradecer pela homenagem e me desculpe pela emoção que é demais”, finalizou.         

EMEF JOSÉ MARTINS        

         A EMEF José Martins está instalada na Rua Lauro Zimmermann Filho, nº 333. Sua capacidade é para aproximadamente 700 alunos e atualmente atende educandos dos 6ºs ao 9ºs anos. A construção de mais uma Unidade Escolar no bairro veio contribuir para a melhor aprendizagem, pois além de diminuir o fluxo de alunos por período, ela contempla diversas salas que poderão ser ampliadas em mais turmas com menos alunos em cada uma delas.

A construção da escola teve início em 2012 durante o governo de Toshio Misato e o investimento total de R$ 3 milhões. A unidade escolar tem uma área construída de 2.506m², composta por 12 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática e uma quadra poliesportiva coberta.

Histórico do Patrono

         Professor José Alves Martins nasceu em 12 de novembro de 1937, na cidade de São Pedro do Turvo/SP, filho de Maria Ambrosina e Patrocínio Alves Martins. Com apenas alguns meses de vida mudou-se com sua família para a cidade de Jacarezinho-PR.
         Prof. José Alves Martins fez licenciatura em História, pela FAFIJA (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR); Estudos Sociais, pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia, Ciências e Letras de Lins/SP; Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré/SP. Especializou-se em História Contemporânea, realizado na Fundação Regional Educacional de Avaré pela PUC de Campinas/SP e fez Pós-graduação Lato-Sensu em Geografia, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR;

         Exerceu suas atividades profissionais como Escriturário, na Secretaria da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho/PR. Professor de Ciências e Economia Política no IEE “Horácio Soares” de 1965 a 1970; Professor de História, Assistente de Diretor e posteriormente Diretor, no GE “Professor Dalton Morato Villas Boas” de 1970 a 1975; Professor de Filosofia da Educação, História da Educação e Sociologia, História, no Colégio Santo Antônio/OBJETIVO de 1974 a 1999; Professor de Antropologia, História Econômica e Geografia Humana, nas Faculdades Integradas de Ourinhos(FIO) de 1985-1999; Professor de História na EE Profa.

         Esmeralda Soares Ferraz, EE. Virgínia Ramalho, Curso Positivo de Ourinhos, ETEL (Escola Eletrônica de Ipaussu), Curso Objetivo de Piraju, Seminário São José de Ourinhos. Recebeu o título de “Professor do Ano de 1989”, concedido pela Câmara Municipal de Ourinhos, ocorrido na referida casa, em 17/10/1989.
         Em 1961, casou-se com Lia de Paula, que no ano de 2008 veio a falecer. Tiveram quatro filhos: Maria Emília, José Henrique, Marcelo e Luciano. No ano de 2009, casou-se com a senhora Vera Móia Camacho.

          Morreu em 24/01/2011, em Ourinhos, cidade a qual viveu 50 anos e aprendeu amar e adotou como sua, criou seus filhos e dedicou toda sua vida para contribuir com a melhoria da educação de sua população. Um exemplo a seguir não só por seus familiares, mas por todos que o conheceram. Deixou como legado, a ética, a solidariedade, o amor pela família e a dedicação ao seu trabalho.

Publicidade

Parceiros