UBS CAIC PARTICIPA DA SEMANA DE AMAMENTAÇÃO

Prefeitura M. de Ourinhos 08/08/2014 - 20:29:19 Diversos

A fim de celebrar o Dia da Amamentação, que é comemorado no 1º de Agosto, a Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Santa Casa promoveu a Semana Mundial da Amamentação 2014, entre os dias 1º e 8 deste mês.

         Durante a Semana, profissionais e mães que amamentam participaram de palestras, rodas de conversas com pediatra, nutricionista e fonoaudióloga sobre a importância do Aleitamento Materno.

Continua depois da Publicidade

         Nesta quinta-feira, 07, foi a vez da UBS CAIC receber a palestra sobre aleitamento materno. “A amamentação é um ato de grande valor para a saúde da criança. Primeiro porque o leite materno é o melhor alimento, pois possui os nutrientes na qualidade e quantidade adequada para a criança. Segundo, porque tem anticorpos e elementos imunológicos que dão defesa protegendo o organismo da criança de infecções, uma série de patologias e alergias. Além do aspecto emocional do vínculo mãe e filho, a criança que mama no peito se sente mais amada e protegida, isso tem um impacto muito positivo no desenvolvimento emocional e psicomotor da criança”, explicou Médico pediatra Eder Carvalho Sousa.

         O pediatra também falou sobre os benefícios da amamentação para as mães. “Sabemos que preveni o câncer de mama, quanto mais tempo ela amamenta menos risco de displasia mamária ela terá. O organismo volta mais rápido ao normal, preveni algumas doenças ovarianas também. A amamentação tem muitos benefícios para as mães também”, informou.

         Na verdade, além de participar da Semana de Amamentação, a UBS CAIC já realiza um trabalho contínuo de incentivo ao Aleitamento Materno. “A cada 15 dias, reunimos com as mães e crianças que fazem aleitamento materno. É basicamente um grupo de ajuda, as mães trocam experiências, tiramos dúvidas delas. A experiência de uma serve para outra. Temos um grau de adesão muito grande aqui, por conta deste trabalho contínuo. Na primeira e terceira quinta-feira de cada mês a gente só atende os bebês que estão em amamentação, como estratégia de promoção e incentivo ao aleitamento materno”, acrescentou Dr. Eder.

         Uma das mães que participou da palestra, Andrelina Dias Fontes, destacou a importância deste acompanhamento e do incentivo ao aleitamento materno realizado pela UBS. “É muito interessante, para as mães ficarem bem orientadas e tirarem suas dúvidas com relação ao tema”, ressaltou.

Publicidade

Parceiros