A POLÍTICA MAMBEMBE

Nanten Ganen 10/08/2014 - 10:56:22 Artigos

Respeitável público!!!! Essa é a fala que precede todo o espetáculo circense, não obstante, muitos brasileiros já devem ter ouvido algo semelhante em um palanque eleitoral. “Brasileiras e brasileiros”, “meu povo”, “minha gente”; são maneiras diferentes de preparar o público para um novo espetáculo.

Já ergueram as lonas do picadeiro, o público espera ansioso pelo que pode acontecer: malabarismo, globo da morte, trapézio, contorcionismo. Com efeito, desde que proibiram números com animais “inferiores”, toda a atenção se voltou para as proezas dos Homo Sapiens Sapiens.   

Continua depois da Publicidade

Mas de todos os humanos que se apresentam no picadeiro, dois personagens me chamam a atenção: o palhaço e o mágico. Mas por que estes e não os outros que demonstram coragem e perícia ao realizarem números perigosos – muitas vezes correndo risco de verdade? Penso que seja justamente isso, o fato de que tanto o palhaço quanto o mágico são mestres na arte de encenar e enganar. Todos sabem que a queda do palhaço é mentirosa, no entanto não se cansam de rir; assim como também a magia não passa de um truque ou um ilusionismo, mas mesmo assim muitos ficam maravilhados, aplaudem e dizem: “bravo!”. Eu também admiro os legítimos mágicos e palhaços, mas não penso o mesmo a respeito dos políticos mambembe.

Respeitável público do Grande Circo Brasil, o espetáculo recomeçou, e novamente palhaços e mágicos, prometendo que apresentarão um número inédito. “É mentira!!!” Dizem isso porque somente com sensacionalismo dão nova face ao número circense, e assim atraem o público desapercebido para mais um  antigo espetáculo. Por isso e por outras coisas mais, considere isso durante o período eleitoral, para que no dia 05 de outubro os palhaços e mágicos da política mambembe não deixem o picadeiro com a certeza de que enganaram todos os expectadores.

Assinado: Nanten Ganen    

Publicidade

Parceiros