BELKIS PRESTIGIADA PALESTRA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

Prefeitura M. de Ourinhos 19/08/2014 - 18:46:08 Diversos

Trabalho preventivo contribuiu para que Ourinhos tenha um dos menores índices de Mortalidade Infantil do Mundo 

         Na semana passada, a Prefeita Belkis Fernandes acompanhou uma palestra sobre aleitamento materno ministrada às gestantes e puérperas no Centro de Saúde I “Postão” pelo médico pediatra Dr. Walter.

Continua depois da Publicidade

         De 1 a 8 foi realizada a Semana Mundial de Amamentação, uma promoção em parceria entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos com a Santa Casa de Ourinhos e como o trabalho com gestantes e puérperas é uma rotina preventiva do Governo Municipal, a prefeita Belkis, preocupada com o bem estar das mães fez questão de prestigiar a palestra realizada no Postão na última semana, dando inclusive seu depoimento como mãe sobre o período em que amamentou seus dois filhos.

         “Esse momento de informação, das vantagens e dos benefícios é muito importante. Amamentei meus filhos o quanto pude. Na faculdade de psicologia que fiz aprendemos que o primeiro ano de vida do bebê é o ano da fase oral, porque é através da boca que ele tem os primeiros contatos com o mundo, onde desenvolve não só a parte física, mas o afetivo e psicológico também, então com a amamentação, que ajuda a fortalecer a musculatura, o bebê tem contato com a mãe que é completo. Parabéns a iniciativa de todos e as mães que aqui estão. O leite materno é completo”, declarou a prefeita Belkis.

         O Secretário de Saúde André Mello parabenizou o trabalho realizado. “Parabenizo a iniciativa e a todas as mães que estão aqui e nesse momento precisam dessas orientações, que são de suma importância. Com essas regras bem simples utilizadas no dia a dia vocês terão crianças e adultos mais saudáveis, para que vocês tenham menos dissabores no futuro”, enalteceu.

Também participaram da palestra a enfermeira Cássia Dias Pereira da Silva do Banco de Leite Humano que orientou as mães a doarem o leite materno, pois cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.

No decorrer da palestra houve sorteios de brindes doados por lojistas da cidade, um delicioso café da manhã e distribuição de materiais educativos. Também prestigiaram o evento a o Diretor Regional do Postão Hamilton Moreira, a Gerente do Centro de Saúde Cristiane Motta Leme Possarle, enfermeira Meire e as auxiliares de enfermagem Conceição e Elisabete.

Ourinhos tem um dos menores índices de Mortalidade Infantil do Mundo

         A valorização da vida é um dos compromissos do Governo Municipal com a população ourinhense. Com apenas 4,33, Ourinhos tem um dos menores índices de Mortalidade Infantil do Mundo.

         A Taxa de Mortalidade Infantil – número de óbitos de crianças de até um ano de idade por mil nascidas vivas (TMI) – é um dos indicadores mais utilizados para aferir as condições de saúde da população, em especial das crianças menores de um ano e Ourinhos felizmente tem índice de países da Europa.

         Vários são os fatores que contribuíram para a queda do índice, tais como: aumento do número de profissionais da área de enfermagem na Atenção Básica; realização de visitas domiciliares para bebês de alto risco; atendimento de bebês de alto risco em ambulatório específico; acompanhamento da gestante nas Unidades Básicas de Saúde durante o Pré-Natal com a realização de no mínimo 6 consultas médicas e 3 consultas de enfermagem; garantia de no mínimo 2 ultrassonografias; capacitações sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de contar na Santa Casa com uma UTI Neonatal com profissionais de altíssima qualificação.

         Importância do Leite Materno

         O leite materno é fundamental para a saúde das crianças, ele tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água, e protege de doenças como diarréia, infecções respiratórias e alergias, além possibilitar o fortalecimento dos vínculos entre a mãe e o bebê.

Vantagens do Aleitamento Materno Exclusivo

  • Nutricionais:

    É um alimento perfeito, com todo o aporte nutricional adequado para o desenvolvimento físico e mental da criança até o sexto mês em amamentação exclusiva. Após o sexto mês, o aleitamento deve continuar se possível até os dois anos de idade do bebê, com o uso concomitante de outros alimentos necessários à adequação da nutrição da criança.

  • Imunológicas:

    Protege a saúde do lactante contra as infecções, especialmente as do trato gastrintestinal e as respiratórias, protege também contra alergias ao adquirir anticorpos da mãe através do leite.

    Em função da variada alimentação materna, ocorre a adaptação do bebê, aos poucos, a novos alimentos.

    Menor incidência de morte súbita no berço, de diabetes tipo I, linfomas e doença de Crohn.

    Estimula um adequado desenvolvimento intelectual, psicossocial e acuidade visual do lactante.

    Favorece a relação mãe e filho.

    Desenvolvimento Bucal e Facial

    Além das vantagens já citadas, o ato de amamentar beneficia o desenvolvimento orofacial da criança. É importante observar que, ao simultaneamente ordenhar o leite, deglutir e respirar, o bebê realiza movimentos que estimulam o crescimento harmonioso das estruturas orais e faciais. Ao nascer, o bebê tem a mandíbula muito pequena, que irá alcançar um tamanho equilibrado em relação à maxila ao ter seu crescimento estimulado pela sucção do peito.

    Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amidalite, pneumonias, entre outras doenças.

    Para a mãe que amamenta existem diversos benefícios, como: 

    •        Voltar ao peso normal ou próximo ao de antes da gravidez;

    •        Promove a retração natural do útero, diminuindo o sangramento pós- parto;

    •        Diminuição do risco de anemias;

    •        Protege contra câncer de mama e ovários;

    •        Eficácia de 98% de anticoncepcional natural, se a amamentação for exclusiva, entre outros.

    Dicas para o momento da amamentação:

    •        Procure estar tranquila;

    •        Esteja em uma posição confortável para você e para o bebê;

    •        Evite conversar com outras pessoas ou ao telefone;

    •        Dê o máximo de atenção ao seu bebê;

    •        Mantenha contato ocular e converse com seu filho;

    •        Deixe o bebê esvaziar uma mama para depois mamar na outra;

    •        Pegue seu seio fazendo um “c”, segurando-o de baixo para cima, para que fique melhor posicionado na boca do bebê.

Publicidade

Parceiros