BELKIS ACOMPANHA PREPARATIVOS PARA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO NO PQ. DOS DIAMANTES

SAE - OURINHOS 22/08/2014 - 17:02:24 Diversos

Principal objetivo é equacionar déficit de água na parte alta da cidade

Com a meta de ampliar a produção e distribuição de água para atender as novas demandas de consumo equacionando o déficit de água principalmente na parte alta da cidade, a prefeita Belkis Fernandes e o superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho acompanharam ‘in loco’ os preparativos de perfuração do novo poço artesiano para captação de água do Aqüífero Guarani (Botucatu/Pirambóia) localizado no Parque dos Diamantes, entre as Ruas Luiz F. de Castro e Geraldo Pereira Tavares.

Continua depois da Publicidade

Esta obra vai reforçar o abastecimento de água de aproximadamente 14 mil pessoas que abrange a região do Jardim das Paineiras, compreendendo os bairros Jd. Cristal, Jd. Brilhante, Jd. São Judas, Jd. Guaporé, Vl. São Luiz, Jd. Santa Fé, Pq. dos Diamantes e parte do Jd. Santos Dumont como destaca a prefeita Belkis. “Muitas cidades estão sofrendo com a falta de água. Ourinhos vive outra realidade, pois estamos trabalhando e realizando ações de forma planejada. Essas ações ousadas, como a perfuração desse poço, garantirão captação para os próximos 20 anos, levando, até mesmo, em consideração que a cidade pode chegar a 300 mil habitantes".

O superintendente Haroldo pontua a importância desta obra para Ourinhos. “Com a perfuração deste poço vamos fortalecer o sistema de abastecimento de água para a parte alta da cidade. Isto significa que a água que a ETA bombeia para o Jd. das Paineiras será agora enviada em sua maior parte para o reservatório de água da área central, já que o Poço dos Diamantes dará o suporte necessário ao Jd. das Paineiras e região. O objetivo é continuar beneficiando a população com água potável de qualidade”, frisa. O valor estimado total desta obra é de mais de R$ 2 milhões (incluso as futuras ampliações), com recursos próprios da SAE.

O diretor do Deptº de Operação Arnaldo César Capelosa e o chefe da Divisão de Captação Tratamento Recalque, Cláudio Marcelo Farina, também acompanharam a visita.

Local estratégico

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão gestor de recursos hídricos do Estado de São Paulo, realizou estudos hidrogeológicos, sendo autorizada a perfuração para captação de água subterrânea no Pq. dos Diamantes em Ourinhos. A área apresenta condições favoráveis de exploração do Aqüífero Guarani com boa disposição da rede de distribuição nas proximidades; boa referência de nível (altimetria), favorecendo a separação das zonas de pressão e setorização.

Essa obra também terá reflexo indireto no armazenamento e distribuição da ETA e armazenamento na região central de Ourinhos, propiciando também impactos positivos no abastecimento de água de bairros situados na parte alta: Centro, Vl. Margarida, Jd. Paulista e Vl. Nova Ourinhos.

O poço do Pq. dos Diamantes vai captar água do Aqüífero Guarani a uma profundidade de aproximadamente 520 metros, com vazão prevista de 100 a 150 m³/h (metros cúbicos por hora). A empresa vencedora da licitação para perfuração do poço da SAE foi Mandaguaí, de Garça (SP). A previsão é de que o poço esteja em operação até o início do próximo ano.

Publicidade

Parceiros