PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO HORTA EDUCATIVA RECEBEM CAPACITAÇÃO

Prefeitura M. de Ourinhos 22/08/2014 - 17:16:09 Cidade

Nos dias 20 e 21 foi realizada uma capacitação no CREF (Centro de Referência do Ensino Fundamental) para as equipes escolares envolvidas no Projeto Horta Educativa, implantado em Ourinhos por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos com o FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo).

O projeto em convênio com o FUSSESP foi implantado na EMEI Manoel Bandeira e na EMEI Clara Augusta de Noronha, mas como o Fundo Social de Ourinhos tem uma outra iniciativa denominada como “horta solidária” já consolidada e algumas escolas também desenvolvem projeto de horta, não necessariamente através do convênio com o FUSSESP, mas sim com envolvimento do Fundo de Ourinhos, a capacitação ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Osmar Mosca Diz da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Campinas contou com a participação de mais profissionais envolvidos com os projetos de hortas no município.

Continua depois da Publicidade

“Faço parte do programa estadual Horta Educativa e colaboro com os municípios conveniados na implantação dos projetos nas escolas. O objetivo dessa capacitação aqui em Ourinhos foi para trazer um pouco das orientações para o município, por meio da nossa CATI aqui da região. O projeto aqui teve início com duas escolas, mas já há previsão para ser expandido a partir do ano que vem. Passamos orientações aqui para que a horta seja um ambiente de formação, educativo, onde as crianças se sintam felizes, livres no contato com a terra, no contato com as sementes, participando de todo o processo natural de produção de alimentos, compreendam que a terra é maravilhosa, é muito providente, tem que ser tratada como organismo vivo, um ser que está ali para nos ajudar a ser mais felizes e assim passamos aos professores e educadores que oportunizem esse ambiente educativo que é a horta nas escolas, não importando seu tamanho”, informou o Engenheiro Agrônomo Osmar Mosca Diz.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, Fátima Dias Perino essa é uma oportunidade única para propiciar às crianças conhecer a origem dos alimentos que tem na mesa. “Trabalharmos com as crianças a importância de curtir a natureza e aprendendo na escola elas podem passar aos pais as noções de se ter uma horta em casa. Além de deixar a casa, o jardim bonito, é uma alternativa. Queremos estimular as crianças e as famílias a cultivar essa ideia. Com recursos do Fundo Social do município já expandimos o projeto para mais seis escolas, além do PSF do Pacheco Chaves e estamos em fase de implantação no CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), mas em contato com o FUSSESP já vamos pedir a expansão para mais escolas. Essa é uma iniciativa muito importante, resgatando nas crianças a origem da salada que tem na mesa, do que vem da terra. Essa é uma grande preocupação da prefeita Belkis Fernandes, em cultivarmos hábitos saudáveis como esse, que propiciam saúde”.

A Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes comentou a importância do projeto no aprendizado das crianças. “Já temos o setor nutrição que conta com nutricionistas efetivas que cuidam de todo o cardápio com a necessidade alimentar de cada criança por dia, dependendo da faixa etária. Esse projeto veio suprir a necessidade de educar as crianças, que comem aquilo que oferecemos, mas gostaríamos de despertar o interesse e mostrar que plantando elas aprendem a gostar mais. Quem não comia acaba comendo, então essa é uma ação muito importante, porque felizmente em Ourinhos não temos problema de desnutrição. Essa é uma ação de prevenção alimentar, as crianças terão mais interesse em comer aquele alimento que elas ajudaram e sabem como foi produzido”, refletiu.

Capacitação Prática

Além da capacitação teórica, os profissionais envolvidos com o projeto da Horta Educativa, tiveram orientações práticas, junto às crianças, sobre o manejo e a questão da horta educativa.

Profissionais e alunos tiveram a oportunidade de “colocar a mão na terra”, colocando em prática todas as orientações recebidas com o projeto educativo, a alfabetização ecológica, com educação alimentar e ambiental. “Isso serve para valorização daquilo que vem da terra. Quanto mais distante o produto for da terra, mais duvidosa é a sua qualidade. Às vezes, por exemplo, o leite está na caixinha, mas não podemos esquecer que é a vaca quem o produz. Ela come o capim que vem da terra e assim por diante, com a participação da chuva, do sol, e essas informações vão se expandindo, porque teve ocasião em que perguntamos às crianças de onde vem o leite e já responderam que vem da caixinha”, exemplificou o Engº Agrônomo Osmar Diz. 

A coordenadora de Gestão da Secretaria de Educação, a nutricionista Christianne Guimarães Césere falou sobre o projeto. “A horta é um sistema agrícola que possibilita a biodiversidade ecológica, o consumo de hortaliças saudáveis, momentos de contato com a natureza e atividade lúdica para as crianças, que estão em estágio de formação de sua inteligência e sua personalidade. Por isso, o desenvolvimento da horta nas escolas constitui-se instrumento pedagógico que possibilita a formação de hábitos alimentares e atitudes ambientais saudáveis, influenciando de forma positiva a vida das crianças e de suas famílias, refletindo na melhoria da qualidade de vida de todos, uma vez que atua na prevenção da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis. Assim, acreditando na eficiência da educação como medida preventiva, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação do município de Ourinhos, unindo conhecimento técnico e experiência pedagógica de nutricionistas e pedagoga, desenvolve o projeto ‘Educação Nutricional e Ambiental com a Horta Escolar’, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria do Meio Ambiente e da Assistência Social”.

O projeto Horta Educativa

         Com o convênio com o FUSSESP, Ourinhos recebeu materiais que compõem o “kit horta”, com vista à implantação e execução do programa, que tem como objetivo educar as crianças através de orientações pedagógicas quanto a alimentação e a natureza.

Além do Fundo Social e da Secretaria de Educação, também estão envolvidas no projeto a Secretaria de Saúde e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) com a questão da utilização da água e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além da equipe de nutricionistas e pedagogas da secretaria de Educação, preparando as crianças para receber todas as orientações sobre o plantar e o cuidar.

         O kit repassado pelo FUSSESP para o Fundo Social do Município contempla enxada, carrinho, sementes e todo aparato necessário para execução da horta.   

Publicidade

Parceiros