A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO OURINHOS CONTARÁ COM CENTRO POP PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE RUA

Prefeitura M. de Ourinhos 22/08/2014 - 17:49:27 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos inicia no dia 1º de setembro as atividades no Centro POP, local que vai atender a população em situação de rua, objetivando a reintegração na sociedade.

         O Centro POP é uma unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, inserido no serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). O local servirá de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Continua depois da Publicidade

         A Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” falou do trabalho desenvolvido com a população de rua em Ourinhos. “Hoje temos atendimento público com abordagem social nos pontos em que essa população fica, de forma a saber quem são e oferecer os serviços que temos no município, como por exemplo na área da saúde, porque muitos estão envolvidos em situação de álcool e drogas. Verificando a situação dessas pessoas, oferecemos a elas os espaços de atendimento e serviços que temos na cidade. Essa é uma grande preocupação da nossa prefeita Belkis Fernandes, para isso temos uma equipe que faz um trabalho diário tendo em vista o acolhimento das pessoas em situação de rua, verificando os que são de Ourinhos, se tem familiares, se há vínculo com a família e os que são de outras cidades fazemos o encaminhamento para seu local de origem”.

         Uma nova campanha sobre a conscientização do trabalho que o município tem desenvolvido com a população de rua está sendo preparada, de forma a despertar nas pessoas e empresas a importância de não dar esmola, alimentos ou dinheiro, fazendo com que pessoas em situação de rua procurem os serviços oferecidos pelo município.

         Segue abaixo uma entrevista com a Secretária de Assistência Social que dá mais detalhes sobre o assunto:

  • Secretária Cidinha, como funciona o trabalho desenvolvido pelo SOS (Serviço de Obras Sociais)?

    Cidinha: O SOS é o abrigo que faz o acolhimento institucional das pessoas que não possuem nenhum vínculo familiar, e também daquelas que estão no trecho, passando pela cidade, os migrantes. Fazemos um serviço de pernoite, alimentação e banho. Foi solicitado ao SOS que faça uma adequação nos serviços oferecidos para melhor atender essa população.

  • E como funciona o Núcleo de Atendimento instalado na Rodoviária da cidade?

    Cidinha: O Núcleo de Atendimento da Rodoviária, que é o Núcleo POP, conta com dois profissionais que ali fazem o atendimento e entrega de passagens no caso dos migrantes, que são aquelas pessoas que estão apenas de passagem por Ourinhos.

  • O que é e como vai funcionar o Centro POP?

    Cidinha: O Centro POP vai entrar em funcionamento a partir do dia 1º de setembro. Contará com uma equipe de profissionais especializados para que façamos esse trabalho de atendimento, acolhimento durante o dia. A partir das 8h da manhã essas pessoas poderão se dirigir ao Centro POP onde a equipe técnica vai fazer o acolhimento e identificar como está a situação dessa pessoa. Serão servidas três refeições diárias para que, no momento em que essa pessoa estiver ali, além do atendimento social, psicológico, atividades, encaminhamentos, providências a cada caso sejam tomadas, para dignificarmos o atendimento, quem sabe incluindo na vida dessas pessoas um novo projeto de vida, sua forma de estar e viver, melhorando sua qualidade de vida.

  •  Qual é o objetivo do trabalho do Centro POP?

    Cidinha: Ao invés dessas pessoas estarem pedindo esmola para sua sobrevivência, vai poder no Centro POP ter o suprimento de suas necessidades com alimentação por exemplo. Nosso objetivo é também verificar a documentação dessas pessoas, proporcionando que saiam da situação de invisibilidade, dessa condição difícil em que sentimos o desejo em ajudar, então faremos o acolhimento de forma técnica e qualificada, reintegrando-as na sociedade.

  • Em que horário vai funcionar o Centro POP?

    Cidinha: O horário de atendimento do Centro POP será durante o dia. À noite, aqueles que não têm onde ficar serão encaminhados para o SOS.

  • De que forma a sociedade ourinhense pode colaborar com esse trabalho?

    Cidinha: Além da equipe técnica, podemos contar com a participação de voluntários, pessoas da comunidade, que queiram se unir para que façamos um trabalho de promoção humana integrado, que venha ao encontro da dignidade e melhor atendimento a essas pessoas. Experiências interessantes poderão somar com o Centro POP. Isso porque o trabalho com a população de rua não é só da Assistência Social, também tem relação com a Saúde, com a Segurança Pública, pois as pessoas em situação de rua pertencem a uma cidade, a uma comunidade e quanto melhor essa comunidade se organizar para atender de forma integrada, melhores resultados obteremos. Então fica aberto o convite para aqueles que quiserem atuar como voluntários nesse trabalho que é desafiador, pois juntos poderemos fazer muita diferença na vida dessas pessoas.

  • Explique o que é a campanha, não de esmola, de oportunidade.

    Cidinha: Pedimos aqueles que desejam fazer doações que encaminhem diretamente para o Centro POP, para o SOS, para o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência), enfim, para as entidades que fazem esse acolhimento, pois nossa equipe técnica organiza esse atendimento. Se as pessoas que ficam perambulando pelas ruas, pedindo comida, dinheiro, corre-se o risco dessa esmola que foi dada ser transformada em álcool e drogas e nossa situação de segurança pública fica pior, pois assim, mesmo que de forma involuntária, contribuiu para isso. Pedimos que não sejam feitas doações a essas pessoas, que não encontrando isso nas ruas, terão que buscar atendimento qualificado e especializado, pois como a rua não tem regras, a pessoa prefere ali ficar porque faz o que bem entende, mas isso traz consequências não só a elas, mas também aos que residem próximo, ao comércio, elas coagem as pessoas, então se essa população não encontrar isso nas ruas, ela terá que procurar o serviço especializado. Precisamos ser responsáveis no momento que doamos.

  • Como a comunidade pode apresentar alguma situação em que constate a presença da população de rua, obter mais informações ou fazer doações?

    Cidinha: Aqueles que quiserem esclarecer dúvidas, obter informações, participar como voluntários, podem ligar no telefone da Secretaria de Assistência Social que é o (14) 3302-6300 que orientaremos como agir, informaremos como o trabalho está sendo feito e como e onde as doações podem ser feitas. Nosso objetivo é unir forças entre nós do setor público, mais as entidades e a comunidade porque a população em situação de rua precisam de ajuda e quanto mais pessoas estiverem envolvidas com o mesmo sentido e lógica de atendimento técnico e humanizado, melhores resultados obteremos. Atenderemos essas pessoas, que muitas vezes são invisíveis, não apenas retirando-as do local onde ficam, mas sim transformando vidas que é esse o nosso objetivo.

Publicidade

Parceiros