ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA O

Prefeitura M. de Ourinhos 25/08/2014 - 19:22:48 Diversos

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Projeto Ademar Guerra – Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, realizará um importante evento em Ourinhos no próximo final de semana, 30 e 31 de agosto.

         O evento acontecerá no Centro Cultural Tom Jobim: oficinas, workshops e apresentações de cenas de espetáculos que estão em fase de montagem (seguidas de discussões a respeito) voltadas para os artistas e estudantes da área. Além de peças teatrais (adulta e infantil), que acontecerão no Teatro Municipal nos mesmos dias. A atividade integra a programação dos Encontros Regionais que estão levando 60 grupos de teatro orientados pelo Projeto na edição de 2014.

Continua depois da Publicidade

         “Os Encontros Regionais objetivam propor aos jovens artistas do interior do Estado o intercâmbio e o diálogo, além de atualizar e capacitar, nas mais diversas vertentes teatrais e, também fortalecer as ações de orientação técnica realizadas pelos artistas-orientadores e compartilhar experiências e práticas teatrais.” Segundo Sérgio Ferrara, Curador Artístico do Projeto.
         Esta é mais uma iniciativa da pasta de Cultura para promover o intercâmbio cultural no município. “Vale ressaltar que  Ourinhos foi uma das quatro cidades do Estado escolhidas para receber esse projeto”, conta o secretário Fernando Cavezale.

         Para mais informações entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (14) 3302-3344.

Programação:

Workshop de Interpretação, inter-relações entre teatro e TV

Coordenação: Rai Junior

Dias 30 e 31 de agosto, das 10h às 18h

Atividade voltada para público da cidade e/ou região

Seleção: Maiores de 16 anos.

16 vagas

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Cultura

Local do workshop: Centro Cultural Tom Jobim

A oficina visa inserir os participantes, já competentes em atuação teatral, no universo do audiovisual. Além da interpretação para a câmera, a ideia é desmistificar o mito televisivo, apresentando os esquemas da produção diária e da criação instantânea, objetivando a poli-valência do ator nas diferentes mídias.

Para compor os personagens no mesmo dia, as atrizes devem levar maquiagem e opções de roupa (saia, shorts, blusinha, calça etc.) e os atores, opções de roupa (bermuda, calça, blusa, boné).

Rai Junior é diretor e produtor cinematográfico, radialista e técnico em espetáculos de diversão. Há seis anos integra a equipe de direção de programas da TV Globo, onde participou das produções “Em Familia”, “Flor do Caribe”, “Lado a Lado”, “Tempos Modernos” e “Malhação 2009/2009”; nas minisséries “Na Forma da Lei”, “Louco Por Elas”, “Clandestinos”, “Os Caras de Pau” e “Casos e Acasos”; além dos programas “Na Moral”, “Esquenta!” e “Criança Esperança 2010/2011”.

Formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, em Roteiro pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e em Administração pelo Centro Paula Souza, já dirigiu videoclipes musicais, curtas metragens e trabalhou com produção executiva de cinema. Também dirigiu, produziu e atuou em teatro no início de sua carreira em companhias como o Teatro Experimental Mogiano e o Quântica Teatro Laboratório. Participou do Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006. Colaborou com a direção dos vídeos institucionais do projeto.

Oficina Laboratório: O movimento do corpo e da voz em estado cênico

Coordenação: Márcia Baltazar

Sábado – 30/08, das 9h às 12h (turma1) e 14h às 17h (turma 2)

Seleção: A partir de 16 anos.

15 vagas por turma

Necessidades: roupas confortáveis e adequadas para trabalho corporal.

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Cultura

Local da oficina: Centro Cultural Tom Jobim

A partir da constatação da impossibilidade de se trabalhar a expressividade da voz sem também se pesquisar metodologicamente a expressividade do corpo, o objetivo da atividade é amalgamar o corpo e a voz por meio da Técnica Klauss Vianna (técnica de dança e técnica somática) e de outros procedimentos para a conscientização da expressão da voz em cena.

Márcia Baltazar é doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2010 defendeu a tese “Corpo que age, sente e pensa: Dramaturgias do meu corpo e do encontro de durações”. Fez diversos cursos e assessorias com os grupos LUME e Barracão Teatro e com artistas internacionais como o mestre de butoh Tadashi Endo, da Alemanha; a mestra de clown canadense Sue Morrison; Eugênio Barba e Julia Varley do Odin Teatret. É pesquisadora colaboradora do Lume (Campinas), no Grupo Ínterim (grupo de pesquisa corpo vocal), entre 2002 e 2004. Também colaboradora do Grupo Barracão Teatro (Campinas) na pesquisa “Dramaturgias Contemporâneas”. Faz cursos de canto com professores particulares desde 2011, além de cursos específicos de expressão vocal com Norberto Presta, Sabine Uitz, Julia Varley, Teatret OM e Sara Lopes.

Atuou nos espetáculos “Tantas Outras Quantas”, dirigido por Tiche Vianna (Barracão Teatro), 2004 – 2010; “Sinfonia para Ninguém ouvir”, também dirigido por Tiche Vianna, 2010. Entre 2012 e 2013 foi professora substituta da Faculdade de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei/MG na área de teatro educação e objetos plásticos da cena. Nos últimos quatro anos, tem pesquisado sistematicamente a Técnica Klauss Vianna com a bailarina Jussara Miller e transponho esta técnica para o trabalho vocal do ator.

Espetáculos:

Recortes de Cenas

(de peças que estão sendo montadas seguidas de debate)

Sábado e Domingo – 30/08, das 10h às 13h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural Tom Jobim 

Angustia

Menades e Satiros (Presidente Prudente)

Direção- Denilson Biguete

Sábado– 30/08 às 20h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Release: Do conto homônimo de Anton Tchekhov, adaptado por Cássio Pires, resultado do processo de estudos da cena narrativa proposto pelo Grupo, o drama épico de Angústia propõe a criação da cena à cena e transforma a personagem no narrador de sua própria experiência, com a interrupção da ação: a personagem, o narrador e o narrador-personagem.A companhia é movida pelo exercício criativo e investigativo do teatro, pelas questões estéticas, ideológicas e sociais, que encontram no homem a inspiração maior para suas realizações 

Na ponta da ponte do Novo Oriente

(infantil)

Cia. De Teatro Cid Chagas (Pereira Barreto)

Domingo– 31/08 às 16h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Release: A peça conta sobre a história dos imigrantes japoneses que fundaram Pereira Barreto. Através da encenação dos costumes, das tradições, das danças típicas nipônicas, como o butoh, será narrada a fundação do município.

Publicidade

Parceiros