DEFESA CIVIL TEVE ATUAÇÃO IMPORTANTE EM COMBATE A INCÊNDIO NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA

Prefeitura M. de Ourinhos 26/08/2014 - 19:37:38 Cidade

Prefeita Belkis acompanhou os trabalhos de combate à incêndio no Jd. Tropical  

         A Defesa Civil de Ourinhos teve uma importante missão na noite desta segunda-feira, 25, ao contribuir de forma imprescindível no combate ao incêndio em uma área de mata de aproximadamente três hectares no Jd. Paulista. A Prefeita Belkis Fernandes e o Presidente da Defesa Civil de Ourinhos, o chefe de gabinete José Luís Teixeira Quenca, estiveram presentes para acompanhar os trabalhos.

Continua depois da Publicidade

         Para combater o incêndio, cujas causas estão sendo apuradas, houve a união de esforços do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAE (Superintendência de Água e Esgoto), além de parceiros como a empresa Lucca Jr., a Usina São Luiz, a Colchões Castor e a Ipiranga, que também enviaram seus caminhões pipa para conter o fogo e evitar que o mesmo se propagasse ainda mais e atingisse as residências ao redor, uma vez que foram utilizados mais de 30 mil litros de água na ação que demorou aproximadamente 4 horas.

         “Assim que soube do incêndio me dirigi ao local juntamente com o José Luís, que é o Presidente da Defesa Civil, para verificar pessoalmente as proporções do incêndio. Desta forma aproveitei para conversar e tranquilizar os moradores da região quanto às providências que já haviam sido tomadas e pedi a ajuda de todos para que, ao presenciar atos de pessoas ateando fogo em mata, principalmente neste período de estiagem, denunciem à Polícia Ambiental e, se preciso, acionem de imediato o socorro junto ao Corpo de Bombeiros. Agradeço e a participação dos parceiros e parabenizo todos os envolvidos no combate a este incêndio”, refletiu a prefeita Belkis.

         O Presidente da Defesa Civil elogiou a atuação dos agentes que sempre estão de prontidão. “Agradeço o envolvimento dos nossos agentes da Defesa Civil, que foram importantíssimos no combate ao incêndio desta área no Jd. Paulista. Graças ao atendimento rápido felizmente não tivemos danos de grandes proporções. Não posso deixar de agradecer o apoio e envolvimento dos Bombeiros, SAE, Lucca Jr., a Usina São Luiz, a Colchões Castor e a Ipiranga, que assim que acionados prontamente nos ajudaram a combater mais este incêndio ocorrido nesta segunda-feira”, destacou José Luís.

Mais ocorrências de incêndio na segunda-feira

         Além do incêndio no Jd. Paulista, a Defesa Civil de Ourinhos teve trabalho durante toda esta segunda-feira, 25. Desde o meio dia os agentes foram acionados pelo Corpo de Bombeiros para acudir incêndios em alguns pontos da cidade.

         O agente Alechandre Ribeiro explicou que sempre que necessário os Bombeiros entram em contato com a Defesa Civil. “Ontem em especial recebemos os chamados, porque os Bombeiros estavam na cidade de Ibirarema também atendendo uma ocorrência de incêndio. O primeiro caso foi ao meio dia, próximo ao pontilhão do Distrito Industrial II, às margens da Rodovia Raposo Tavares, depois por volta das 14h recebemos a notícia de que atrás do Posto Ipiranga, nas imediações do Posto Machado, também havia fogo. Quando era 15h recebemos a informação que no local do primeiro incêndio, próximo ao Distrito II, havia fogo do outro lado da Rodovia e voltamos lá. Depois, lá pelas 16h30 fomos combater mais um incêndio, desta vez fogo em um pasto no Jd. Oriental e às 18 horas, após todos esses primeiros incêndios estarem controlados, concentramos nosso trabalho no maior incêndio que foi o do Jd. Paulista, que começou tomando conta de uma seringueira que havia no local e que nos deu muito trabalho”, relatou.

         “Novamente pedimos a colaboração de toda a população para que não jogue bitucas de cigarro ainda acesas nas ruas, terrenos baldios, áreas verdes, porque além de deixar a cidade suja pode causar princípios de grandes incêndios. Também pedimos que aqueles que estão limpando seus terrenos que não ateiem fogo, porque com o tempo seco, além do perigo dos incêndios, que tem sido frequentes, há o problema de saúde pública. Temos registrado uma baixa umidade do ar nas últimas semanas e com a colocação de fogo em lixos e matas, acabamos contribuindo para o agravamento de doenças respiratórias em crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, tudo isso é à prejudicial à nossa saúde”, solicita a prefeita Belkis.

Publicidade

Parceiros