I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DO ADOLESCENTE ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

Prefeitura M. de Ourinhos 10/09/2014 - 18:11:05 Diversos

Evento inédito reunirá profissionais de renome nacional como Dr. Albertina Duarte e a sexóloga Laura Muller        

         Discutir a saúde do adolescente, suas peculiaridades, capacitar profissionais e aumentar a adesão dessa faixa etária aos serviços de saúde são os principais objetivos do I Seminário de Boas Práticas em Saúde do Adolescente, que será promovido pela Secretaria de Saúde Ourinhos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos dias 12 e 13 de setembro.

Continua depois da Publicidade

         O evento será exclusivo para profissionais da área da saúde, principalmente colaboradores das secretarias municipais de saúde, educação, esporte, assistência social, cultura, além de profissionais da segurança pública e conselhos municipais. “Em Ourinhos temos um programa de atenção à saúde do adolescente, que atende especificamente esse público de maneira multidisciplinar, com profissionais de várias áreas. Nosso intuito é promover uma capacitação, que busca promoção da saúde, prevenção de agravos e redução da morbimortalidade de adolescentes”, conta o secretário de saúde André Mello.

         Segundo os organizadores, o Seminário constituirá em um chamamento aos profissionais, médicos ou não, que se propuserem a trabalhar com essa faixa etária nas Unidades de Saúde de Ourinhos, fornecendo orientações e subsídios técnicos, buscando a padronização do atendimento e das condutas profissionais em todas as Unidades e garantindo, assim, a excelência no atendimento.

         O evento acontecerá no Teatro Municipal Miguel Cury, na sexta-feira terá início às 19 horas e no sábado transcorrerá das 8 às 17 horas. Como trata-se de um seminário técnico, não foram abertas inscrições ao público geral.

         O I Seminário de Boas Práticas em Saúde do Adolescente conta com os seguintes apoiadores: Unimed, Café Jaguary, Pão de Açúcar, Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Megatour, Bisão Informática, Mônica A. dos Santos ME, Ingex, APJ, Avoa, Laboratório Ourilab, Demax, Padaria Record, Super Ensino, Leal Artes Gráficas, Eventorium, Kioski, Megatronic eVia Rosa Seguros.

         Confira a programação:

12 de setembro de 2014

19h00 - 20h00: Credenciamento e Apresentação Cultural

20h00 - 20h30: Abertura

20h30 - 22h00: Palestra com Laura Muller

22H00 – Encerramento

13 de setembro de 2014

08h00 - 09h00: Recepção

09h00 - 09h50: Prof. Edison de Almeida: O Papel da Escola na Prevenção

10h00 - 10h50: Drª. Albertina Duarte: Viver, sentir e agir!

11h00 - 11h50: Drª. Fátima Noronha Bozelli: Programa “Vivência” da Casa de Mirassol.

12h00 - 13h20: Intervalo para o Almoço

13h30 - 14h00: Apresentação Cultural

14h00 - 14h50: Drª. Alzira Ciampolini Leal: Casa do Adolescente de Heliópólis.

15h00 - 15h50: Ms. Vilma Bianchi: Desconstruindo os mitos sobre a adolescência

16h00 - 16h50: Dr. André Mello: Saúde do Adolescente: Competências e Aspectos Legais.

17h00 - Encerramento.

Conheça alguns dos palestrantes convidados: 

Albertina Duarte, médica ginecologista formada pela PUC – SP, com mestrado e doutorado pela USP, onde é professora e médica assistente da Faculdade de Medicina, a paulista Albertina Duarte Takiuti é também pesquisadora da Organização Mundial de Saúde. Ficou nacionalmente conhecida depois de trabalhar como consultora e articulista de várias publicações voltadas para o público feminino e para a saúde da mulher. Desde 1986, é coordenadora do Programa de Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, cujo trabalho possibilitou a criação de 120 postos de atendimento e 18 casas do adolescente; bem como a capacitação de mais de 10.000 profissionais da saúde e atendimento de mais de 600 mil adolescentes em todo o Estado.  A Drª Albertina Duarte, médica há 35 anos, é uma das maiores ginecologistas do Brasil, e também é autora de “Gravidez na adolescência” (1998).

Laura Muller, 44, natural de Juiz de Fora (MG), é psicóloga clínica, educadora sexual, jornalista e palestrante. Atualmente sua atuação profissional se divide nos atendimentos psicológicos a jovens, adultos, casais e famílias, nas colunas, além das palestras por todo o Brasil com temas relacionados à sexualidade e relacionamentos. A sexóloga também escreve mensalmente a coluna SEXUALIDADE que é publicada no site Bayer Jovens (www.bayerjovens.com.br). Como palestrante, a sexóloga Laura Muller oferece ao público um bate-papo descontraído e extremamente rico em conteúdo e informação. Todos os sábados ela responde as perguntas mais variadas da plateia e dos convidados do programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman, na TV Globo. Desde 2007 com o quadro no ar, a sexóloga se tornou sinônimo de simpatia e desenvoltura quando o assunto é sexo.  Seu primeiro livro, “500 perguntas sobre sexo”, a fez cair na mídia eletrônica, o que a levou a entrevistas em programas de rádio e TV. Logo depois, lançou o livro “500 perguntas sobre sexo do adolescente” e mais recentemente “Altos papos sobre sexo – dos 12 aos 80 anos” (Editora Globo).

Edison de Almeida é Biólogo, com Especialização em Saúde Pública. Professor Universitário, Chefe do Departamento de Educação Preventiva, Coordenador do Projeto Prevenção Também se Ensina da Fundação para o Desenvolvimento da Educação / Secretaria de Estado da Educação São Paulo. Membro da Comissão Intersecretarial da Coordenação de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo – COED.

Alzira Ciampolini Leal, psicoterapeuta com orientação em Psicoterapia Cognitiva e Sistêmica Familiar. Membro da equipe técnica central do Programa Saúde Integral do Adolescente e das equipes multidisciplinares nas Casas do Adolescente de Pinheiros e Heliópolis, e no Ambulatório de Ginecologia do HC. Pesquisadora de assuntos relacionados à sexualidade, diversidade sexual, violência doméstica, adolescência, problemas de relacionamento e atendimento humanizado na área da saúde. Membro do NEVHAS (Núcleo de Estudos sobre Violência e Humanização da Assistência á Saúde). Integrante da Rede de Atendimento do Programa de Saúde e Qualidade de Vida (Programa de Assistência de Saúde Mental ao Empregado) da Optum.

Vilma Bianchi, psicologa formada pela Unesp de Assis. Especialista em Educação Especial e Mestre em Psicologia da Infância e Juventude pela Unesp. Coordenadora Técnica da Associação Filantrópica Nosso Lar , projeto S.E.R. Serviço Especial de Reabilitação, há 17 anos.

Publicidade

Parceiros