SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014

31º BPM-I 29/09/2014 - 11:13:02 Cidade

O significado da palavra trânsito é encontrado em vários locais, no dicionário Michaelis, é “o movimento de pedestres e veículos que transitam nas cidades ou nas estradas”; já no dicionário Aurélio, é o “movimento de veículos e de pedestres considerado em seu conjunto”. Entretanto, logo no primeiro artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), encontramos o conceito de trânsito: “é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. Resumidamente, podemos afirmar que fazem parte do trânsito o homem, o veículo e a via. Então, quando nos deslocamos (de veículo, a pé, de bicicleta ou montado em um animal), estamos inseridos no conceito trânsito, fazemos parte dele e também podemos concluir que o trânsito surgiu antes mesmo dos veículos.

            Num passado não muito distante, para a existência do trânsito, faziam-se necessários três elementos: a educação, a engenharia e o esforço legal (conhecido como o famoso trinômio do trânsito). Atualmente, outros três elementos foram acrescentados: economia, ecologia, envolvimento social.

Continua depois da Publicidade

                Refletindo sobre esses últimos elementos, o 31º Batalhão de Policia Militar do Interior, promoveu no último dia 20set, divulgação da Semana Nacional do Trânsito que acontece, todos os anos, de 18 a 25 de setembro. O evento contou com a parceria do S.O.S Alegria, Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Trânsito, e Guarda Mirim.

Quartel em Ourinhos, 27 de setembro de 2014.

MILTON ROBERTO DUDAS

Ten Cel PM Comandante

Publicidade

Parceiros