PREFEITURA CONTINUA TRABALHANDO INTENSAMENTE PARA RECONSTRUÇÃO DA CIDADE

Prefeitura M. de Ourinhos 29/09/2014 - 19:48:00 Cidade

 Nesta segunda-feira a prefeita Belkis se reunirá em São Paulo com o Governador Geraldo Alckmin para apresentar um relatório parcial dos danos à cidade 

        Durante todo o final de semana, foram intensificados os trabalhos para recuperação da cidade de Ourinhos que na última quinta-feira, 25 foi acometida por um temporal que causou grandes danos em várias regiões da cidade.

Continua depois da Publicidade

         Na manhã do sábado, 27, a Prefeita Belkis Fernandes recebeu o Coronel PM - Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil José Roberto Rodrigues de Oliveira, também o Major PM – Diretor Estadual da Defesa Civil Homero de Giorge Cerqueira, o Major PM Fernando Marcos Bigeschi – responsável regional da Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Deputado Estadual Mauro Bragato para uma reunião em que trataram dos estragos ocasionados pela tempestade que assolou Ourinhos.

         Belkis e as autoridades, juntamente com o Tenente Coronel da Polícia Militar Milton Roberto Dudas, a Comandante do Corpo de Bombeiros de Ourinhos Tenente Camila Beniti, o Presidente da Defesa Civil do município José Luís Teixeira Quenca e os agentes, o Subtenente do Tiro de Guerra André Teodoro da Silva, além dos Secretários Municipais, percorreram os principais pontos críticos afetados pela chuva para fazer o levantamento dos prejuízos humanos, materiais e assim elaborar o Formulário de Informações do Desastre – FIDE para que a cidade tenha condições de Decretar Estado de Calamidade Pública e receber recursos do Governo Estadual e da União. “Sozinho o município não tem recursos para reconstruir a cidade. Preliminarmente estimamos que sejam necessários aproximadamente R$ 30 milhões para executarmos os trabalhos, que prevemos concluir de 3 a 5 meses”, informou a prefeita.

         O Secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” falou sobre o trabalho do final de semana. “Todas as equipes da Secretaria de Obras estão empenhadas. Estamos priorizando os pontos, porque a cidade toda praticamente foi afetada, então concentramos o trabalho nos locais com maior fluxo de veículos, fazendo com que ruas e avenidas tivessem sua circulação restabelecida. Teve lugares que não conseguimos fazer alguns serviços porque a Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil estavam cortando as árvores, a CPFL resolvendo a questão da iluminação, então fomos para os pontos críticos, locais baixos onde a concentração de pedra, terra, entulho, móveis era grande. Existem muitos pontos ainda e aproveito para agradecer as pessoas que nos ajudaram com equipamentos, máquinas que vieram de fora para nos ajudar a resolver os problemas. Hoje (29) temos uma equipe já empenhada em refazer serviços como erosões laterais às calçadas, meio fio, porque é ali que se encontram os postes e para evitar problemas com ventos estamos fazendo aterro destas valas para depois nos preocuparmos propriamente com recuperação asfáltica. Nossa preocupação no momento é a limpeza mais bruta e a recuperação dessas valas para que não corram riscos e o trânsito flua mais normalmente”, informou.

         “Agradeço imensamente a solidariedade de toda a nossa população que tem se mobilizado para ajudar parentes e amigos afetados pela chuva, assim como as doações que estão chegando de todas as formas. Quero destacar também o incansável trabalho dos nossos agentes da Defesa Civil, nossos funcionários da Prefeitura, a Polícia Militar que está na cidade com um efetivo de 10 vezes mais viaturas do que em períodos habituais, ao Corpo de Bombeiros que também recebeu reforços das cidades de Marília e Assis, assim como a toda a imprensa que tem feito uma incessante cobertura para levar informações e tranquilizar nossa população”, disse a prefeita Belkis.

         Famílias Desabrigadas

Segundo levantamento da Secretaria de Assistência Social até esta segunda-feira, 29, foram contabilizadas 50 famílias desabrigadas, sendo que uma única família com 11 integrantes está alojada no CRAS I na Vl. São Luiz, recebendo todo suporte necessário até que possa se restabelecer.

         Doações

         Doações que estão sendo mobilizadas por toda a população, como alimentos, roupas, móveis, materiais de construção, produtos de higiene pessoal, dentre outros, podem ser entregues no CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) na Rua Celestino Lopes Bahia, 1051, na Vila São Luiz. O Telefone para contato é o 14 -3326.6764.          

Presidente da Defesa Civil faz um panorama sobre o trabalho dos últimos dias 

Confira abaixo entrevista concedida pelo Presidente da Defesa Civil José Luís Teixeira Quenca sobre a união de esforços da cidade para recuperar os estragos causados pela chuva. 

  • Qual foi o objetivo da vinda do Coronel PM - Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil José Roberto Rodrigues de Oliveira?

    José Luís: Estivemos reunidos para tratar das providências necessárias para recuperar a cidade. Nós e a prefeita Belkis fomos com eles verificar os locais afetados para a reconstrução da cidade, tanto do aspecto de danos humano, material e ambiental. Estimamos um prejuízo ultrapassando R$ 30 milhões.

  • A Prefeitura tem condições de arcar com esses gastos?

    José Luís: Hoje a prefeitura não tem capacidade financeira para honrar com essa manutenção. Na sexta-feira, 26 foi publicado no Diário Oficial do município o Decreto de situação de Emergência e talvez, pelo próprio comentário do Major José Roberto devamos mudar para Estado de Calamidade Pública, devido aos grandes danos da cidade e hoje (29/09) vamos receber o Tenente Camaro da Defesa Civil que vai nos orientar quanto ao preenchimento de todos os aspectos técnicos para recebermos os recursos do Governo Estadual e Federal.

  • O que é necessário para o recebimento de recursos do Estado e da União?

    José Luís: Primeiro precisamos preencher o FIDE (Formulário de Informações do Desastre) e vamos quantificar e especificar tudo o que foi ocorrido, por exemplo, uma árvore que caiu sobre o muro de uma residência, escola, não é só a questão da queda da árvore, mas também da calçada, da iluminação pública, do asfalto que também foi destruído pelo temporal, pela chuva que ultrapassou mais de 120 mm de volume d’água e com ventanias com mais de 100 km/h, então estamos mapeando toda a cidade, com as Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, para enviarmos o relatório e o recurso chegar o mais rápido possível para iniciarmos as obras de recuperação da cidade.

  • Há um prazo estimado para a recuperação total da cidade?

    José Luís: Acreditamos que estaremos resolvendo toda essa catástrofe que aconteceu em Ourinhos num prazo de 3 a 5 meses para deixar a cidade inteira novamente. Com relação à energia elétrica desde a quinta-feira, 30, a CPFL colocou 30 equipes à disposição da cidade e praticamente toda a energia já está restabelecida. Aproveito para agradece a CPFL que tem colaborado. Quanto a questão do fornecimento de água, na quinta-feira, acabou a energia na ETA (Estação de Tratamento de Água), só retornando por volta das 5 e meia da manhã. Hoje (29) praticamente todo o fornecimento de água já foi restaurado.

  • Como a população pode colaborar com as famílias desabrigadas?

    José Luís: Todas as doações podem ser entregues no CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) na Rua Celestino Lopes Bahia, 1051 – Vl. São Luiz. O telefone para mais informações é o 3326-6764. Qualquer doação é muito bem vinda e agradecemos a população pela solidariedade.

  • Há previs

Publicidade

Parceiros