BELKIS ENTREGA AO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN RELATÓRIO PRELIMINAR SOBRE DANOS DO TEMPORAL

Prefeitura M. de Ourinhos 30/09/2014 - 18:29:08 Cidade

Na noite desta segunda-feira, 29, a Prefeita Belkis Fernandes se reuniu em São Paulo com o Governador Geraldo Alckmin e o entregou um relatório fotográfico preliminar sobre os danos causados pelo temporal em Ourinhos na noite da última quinta-feira, 25.

         Belkis expôs ao governador a situação da cidade e contou que na sexta-feira 26, decretou Situação de Emergência no município. “Há 52 famílias desabrigadas. Apenas uma delas tem 11 integrantes e está alojada no CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) na Vl. São Luiz, recebendo todo apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Ainda estamos contabilizando os prejuízos, temos várias equipes e parceiros nas ruas para recuperarmos a cidade. Estimamos que serão necessários cerca de R$ 30 milhões para a execução dos trabalhos por isso fiz questão de conversar com o governador pessoalmente para que consigamos decretar estado de Calamidade Pública e assim receber auxílio financeiro do Estado e da União”, disse a prefeita.

Continua depois da Publicidade

         O governador foi muito solícito e solidário ao episódio ocorrido em Ourinhos e determinou total empenho da Defesa Civil do Estado para recuperar a cidade. “Transmita minha solidariedade a toda a população de Ourinhos. O Governo do Estado fará tudo o que estiver ao nosso alcance para colaborar com a recuperação da cidade”, declarou Alckmin à prefeita Belkis. O governador pretende vir a Ourinhos na próxima semana para ver de perto os estragos causados pelo temporal.

         Trabalho de equipes da Prefeitura e parceiros não para

         Desde o início das chuvas na noite da quinta-feira, 25, as equipes da Prefeitura que prontamente foram às ruas socorrer locais afetados pelo forte temporal, com a ajuda de parceiros e voluntários, têm trabalhado incessantemente para recompor a cidade.

         A Prefeitura está nas ruas com equipes de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que estão realizando o trabalho operacional de recuperação da cidade, além de funcionários da Secretaria de Assistência Social que estão realizando buscas ativas por famílias que por ventura ainda possam estar desabrigadas ou precisando de auxílio e os funcionários da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) que também estão verificando possíveis danos como rompimento de tubulações, por exemplo.

         O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão com seus efetivos reforçados, assim como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que tem trabalhando sem parar.

         Os agentes da Defesa Civil que estão realizando um trabalho valoroso, com muita dedicação estão mapeando áreas da cidade, auxiliando os Bombeiros na busca da vítima que foi levada pela enxurrada ainda na noite de quinta-feira e estão ativamente de prontidão, inclusive virando noites sem dormir.       

         Elaboração do FIDE - Formulário de Informações do Desastre

Na segunda-feira, 29 o 1º Tenente PM Marcelo Kamada, da Defesa Civil de São Paulo chegou a Ourinhos e está colaborando muito para a elaboração do FIDE (Formulário de Informações do Desastre). Na manhã desta terça-feira, 30, Tem. Kamada esteve reunido com o presidente da Defesa Civil de Ourinhos, agentes e Secretários Municipais para a coleta de informações para o preenchimento do FIDE que será encaminhado à Defesa Civil do Estado para que o município possa decretar situação de Calamidade Pública e receber recursos dos Governos Estadual e Federal, pois sozinha a cidade de Ourinhos não tem capacidade financeira para arcar com todo o prejuízo, estimado preliminarmente em R$ 30 milhões.

Doações

         Doações que estão sendo mobilizadas por toda a população, como alimentos, roupas, móveis, materiais de construção, produtos de higiene pessoal, dentre outros, podem ser entregues no CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) na Rua Celestino Lopes Bahia, 1051, na Vila São Luiz. O Telefone para contato é o 14 -3326.6764.

         A prefeita Belkis agradece toda a população que não tem medido esforços e colaborado com doações que felizmente não param de chegar.

Publicidade

Parceiros