PREFEITURA CONTABILIZA PREJUÍZOS APÓS TEMPORAL

Prefeitura M. de Ourinhos 01/10/2014 - 17:59:34 Cidade

Levantamento feito foi enviado para a Defesa Civil do Estado na tentativa de que seja decretado Estado de Calamidade Pública e Ourinhos possa receber recursos do Estado e da União. Prejuízos estão estimados em R$ 30 milhões 

         Passado o assombro do temporal que atingiu Ourinhos na última semana, a Prefeitura vem trabalhando sem parar para reparar os danos causados na cidade. Para se ter ideia do dano, foram contabilizadas a queda de 556 árvores em diversas ruas e bairros do município.

Continua depois da Publicidade

         As árvores caíram sobre casas, muros e veículos. Residências foram destelhadas, muros e paredes caíram, vários toldos e painéis eletrônicos e de propaganda também foram arrancados, assim como coberturas e estruturas metálicas ficaram retorcidas, vidros estouraram, diversas casas e estabelecimentos foram alagados e a cidade ficou durante horas sem energia elétrica.

         Sofreram danos 14 instituições públicas de Ensino, sendo 11 municipais e 03 estaduais. O Posto do Poupatempo de Ourinhos também foi afetado, registrando infiltrações e danos em equipamentos de informática.

         A sede da Polícia Civil teve perda de móveis e equipamentos de informática e o complexo esportivo do Monstrinho sofreu a queda de muros e alambrados, o desabamento de arquibancadas, destruição da pista de atletismo e campo de futebol, danos no sistema de ventilação e fechamento do Ginásio, danos nas esquadrias metálicas e no sistema de bombeamento da piscina.

         Galerias pluviais em diversos pontos da cidade foram danificadas, asfaltos foram destruídos pela força da água, calçadas e passeios públicos também sofreram avarias.

         Na área cultural foram acometidos pela água o Centro Cultural, a Biblioteca Municipal, o Teatro Miguel Cury, Museu, Acessa São Paulo e o Espaço Cultural. Já a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) sofreu avarias no galpão do picador de madeira.

         Na área da agricultura o município teve prejuízos nas plantações de cana de açúcar, mandioca e milho.

         “Grandes foram os danos, mas estamos com nossas equipes totalmente voltadas nos trabalhos de auxílio às pessoas afetadas. Temos a felicidade de contar com grandes parceiros e a solidariedade do nosso povo de coração de ouro, que se uniu a nós e está fazendo tudo o que pode para minimizar o sofrimento daqueles que foram prejudicados e para reconstruirmos a nossa cidade. Na segunda-feira, 29, estive com o Governador Geraldo Alckmin que ficou sensibilizado com o que estamos passando e declarou total apoio para conseguirmos reparar os danos. Estamos no aguardo agora de conseguir o decreto de Calamidade Pública para recebermos recursos do Estado e da União para reconstruir Ourinhos”, relatou a prefeita Belkis Fernandes.

         Famílias prejudicadas recebem apoio da Prefeitura

         De acordo com a Secretaria de Assistência Social, há 64 famílias prejudicadas pela chuva que estão sendo assistidas pela Prefeitura. Deste número, 52 famílias estão desabrigadas e amparadas na casa de parentes e amigos e apenas uma, com 11 integrantes, está abrigada no CRAS I na Vl. São Luiz.

         A família da senhora Cleonice da Silva Santos que teve a casa destruída pela força da água e acabou sendo levada pela enxurrada, está recebendo total apoio do Governo Municipal. Equipes da Secretaria de Assistência Social fazem visitas diárias à família vitimada, verificam suas necessidades e levam doações como mantimentos, vestuários, roupas íntimas, entre outras coisas. O filho de Cleonice, de apenas 6 anos de idade, que insistia em acompanhar as buscas pela mãe está sendo poupado, para isso a Secretaria de Educação providenciou a permanência do menor na escola em que estuda, EMEI Monteiro Lobato, em período integral, desta forma ele estuda, recebe alimentação e passa o dia ocupado com atividades na escola.

         O Presidente da Defesa Civil de Ourinhos José Luís Teixeira Quenca pede tranquilidade à população ourinhense, que, aliás, tem se mobilizado e destinado doações em auxílio às famílias desabrigadas, informando que de hora em hora tem recebido o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual que não prevê novas tempestades na cidade. “Temos apenas a previsão de chuvas moderadas, mas todos podem ficar tranquilos que não teremos temporais e ventanias como ocorreu na noite da quinta-feira, 25. O que aconteceu foi algo nunca visto em Ourinhos e nossas equipes estão unidas para, o mais rápido possível tentarmos restabelecer a normalidade da cidade”, destacou.

         Para quem ligar

         O telefone da Prefeitura 3302-6000 está à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações, assim como os telefones do Corpo de Bombeiros, 193, o 192 do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o 190 da Polícia Militar. O telefone do agente da Defesa Civil Harald Scharf também está de plantão para ser acionado pelo 99787-2026.

         Doações

         O CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) está de plantão 24 horas para receber informações e prestar orientações à população, bem como é o local onde podem ser entregues as doações diversas como: alimentos, roupas, calçados e peças íntimas para adultos e crianças, toalhas de banho, lençóis, cobertores, móveis, materiais de construção, produtos de higiene pessoal, fralda, água, material de limpeza, eletrodomésticos, entre outros.

         O CRAS I fica na Rua Celestino Lopes Bahia, nº 1051 – Vl. São Luiz, próximo a Secretaria de Obras. Seu telefone para mais informações é o 3326-6764.

         Show “Atemporal”

Para tentar ajudar a minimizar os prejuízos, será realizado nesta sexta-feira, 3 de outubro, às 21 horas no Teatro Municipal Miguel Cury, um show artístico para arrecadar fundos para reverter em ajuda à população prejudicada.

De acordo com a Secretaria de Cultura, até o momento estão confirmadas na programação a apresentação da renomada cantora ourinhense Vânia Bastos, seu parceiro Ronaldo Rayol, sua filha Rita Bastos, Luciana Canizella, Lu Príncipe, Juliane Spina e Lindomar (do Grupo Tô no Meio).

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 30,00 e podem ser adquiridos no próprio Teatro Municipal.

Publicidade

Parceiros