PODER PÚBLICO E ENTIDADES SE UNEM PARA TRATAR QUESTÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Prefeitura M. de Ourinhos 01/10/2014 - 18:03:33 Cidade

          Na última quarta-feira, 24, a Prefeita Belkis Fernandes e a Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” se reuniram com representantes de diversos órgãos públicos e entidades para tratar da questão da população em situação de rua na cidade.

Estiveram presentes na reunião: representando o Ministério Público o promotor Dr. Aguilar de Lara Cordeiro, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Dr. Fernando Moura, os representantes da Polícia Militar Ten. Cel Milton Roberto Dudas, o comandante de policiamento da Polícia Militar Capitão Alysson Corrêa, da Polícia Civil o delegado assistente Dr. Paulo Henrique da Silva Carvalho, o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Aguinaldo Ribeiro da Rocha, Luciana Azoia coordenadora técnica do NAIA, além de representantes da Secretaria de Saúde, do Centro Pop e da Secretaria de Assistência Social que já realizam o trabalho com a população de rua.

Continua depois da Publicidade

         Belkis agradeceu a união de todos e falou sobre as ações que já estão sendo feitas pelo município como a inauguração do Centro POP, que tem como objetivo o atendimento à população em situação de rua e sua reintegração à sociedade, uma vez que o Centro POP é uma unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, inserido no serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

         Dr. Aguilar colocou o Ministério Público à disposição nas demais ações que serão executadas em conjunto com os parceiros envolvidos, assim como a OAB vai contribuir com o trabalho que será realizado conjuntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, equipe de abordagem do NAIA e do Centro POP. O Dr. Aguilar e o Ten. Cel. Dudas disseram que vão contribuir oferecendo todo o respaldo necessário para o sucesso do trabalho.

         O Ten. Cel. Dudas afirmou ainda que o problema das pessoas em situação de rua atinge todas as esferas, inclusive a própria Polícia Militar, uma vez que a questão se trata também da segurança pública.

         A Secretaria de Saúde dará suporte às ações quanto ao atendimento e internação de pessoas envolvidas com álcool e drogas e também àquelas que apresentam problemas de saúde. Um grande passo será a criação do CAPS AD (Álcool e Drogas), que está em fase de implantação e que dará subsídios para a reintegração dessas pessoas em situação de rua que possuem alguma dependência química.

         A prefeita Belkis ficou muito satisfeita com a reunião. “Mais uma vez agradeço essa parceria entre o Poder Público e as entidades, ressaltando que nosso objetivo com o trabalho com a população de rua é resgatar a dignidade dessas pessoas, pois é através da articulação dessa Rede de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua que vamos consolidar o trabalho e enfrentar de forma positiva essa questão”, agradeceu.

         A Secretária Cidinha fez suas considerações finais. “Hoje estamos dando um grande passo para a consolidação deste trabalho. Diagnosticamos 60 pessoas em situação de rua, mas infelizmente nossas equipes de abordagem ainda encontram dificuldades para convencê-las a aceitarem ajuda técnica. Agora com o fortalecimento dessa Rede que a prefeita Belkis falou, acredito muito que vamos obter bons resultados. A responsabilidade é compartilhada, pois a questão da população de rua envolve não apenas a Assistência Social, mas também a Saúde, as Polícias Civil e Militar, Ministério Público, dentre outras esferas, além da própria população. Contudo, ressalto a importância de nos unirmos para conhecermos mais esta realidade e nos apropriarmos de uma lógica que atenda a população em situação de rua, mas de forma articulada e vinculada a um processo de saída das ruas. Conclamo a população mais uma vez para que não conceda dinheiro, alimentos, ou qualquer tipo de doação, pois essa ação mantém as pessoas nas ruas. Peço que encaminhem ao Centro Pop e nossa equipe fará o acolhimento e as intervenções necessárias, a partir de um plano de acompanhamento formulado juntamente com o atendido. O Objetivo principal é oportunizar novas perspectivas de convivência familiar e comunitária.”

Publicidade

Parceiros