REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OURINHOS PROMOVE SEMANA INTEGRANDO SABERES E ABRINDO HORIZONTES

Prefeitura M. de Ourinhos 30/10/2014 - 20:26:34 Diversos

As Unidades Escolares EMEI Nhandeara e EMEF Georgina Amaral Santos Lopes foram palco das oficinas pedagógicas ocorridas no Seminário de Práticas Pedagógicas, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, dias 13 e 14, respectivamente.

         Para completar a semana, foram realizadas, nos dias 16 e 17, atividades diferenciadas nas Unidades Escolares que tiveram como público alunos e comunidade em geral. Esta semana foi denominada “Integrando Saberes e Abrindo Horizontes”.

Continua depois da Publicidade

         No dia 13, segunda, aconteceu o IV Seminário de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil que teve como tema: Acolhimento das Singularidades e Construção da Identidade.

         O Seminário foi composto de oficinas pedagógicas, trocas de experiências e palestras com diversos profissionais, como: médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, conselheira tutelar, pedagogos, dentre outros que abrangeram diversos temas.

         O objetivo foi oferecer novos saberes e informações para colaborarem com a formação do professor da Educação Infantil, promovendo interação entre os pares e proporcionando a melhoria na qualidade de ensino, pois a formação inicial e continuada dos profissionais para a Educação Básica é um dos temas principais da agenda das políticas públicas no Brasil.

         Na noite do dia 13, o III Seminário de Práticas Pedagógicas do Ensino Fundamental, intitulada Violência Escolar: Cultura herdada ou Cultura aprendida?, teve sua abertura oficial, tendo como palestrantes a  Profa. Doutoranda Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado e Profa. Mestranda, Janiele de Sousa Santos, ambas da UNESP de Presidente Prudente, que proferiram sobre o tema Trabalho com Projetos: Como auxiliar na violência escolar?

         As oficinas, ocorridas no dia 14, contemplaram a prática pedagógica dos professores que abrangeram diferentes áreas e temas, ampliando a rede de conhecimento e troca de experiência entre os profissionais da educação.

         Nos dias 16 e 17, as Unidades Escolares promoveram atividades diferenciadas que tiveram como objetivo favorecer a integração escola e comunidade com programação planejada pelas equipes escolares para divulgação de trabalhos, mostra de talentos, encontro com pais e estudantes (crianças e adolescentes), buscando a melhoria da qualidade da educação, além de sensibilizá-los para a vida cidadã.

         A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos parabeniza todas as equipes escolares que participaram dos Seminários e a EMEF “Georgina Amaral Santos Lopes” e EMEI “Nhandeara”, que organizaram os ambientes para recepcionar os professores da Rede. Parabéns a todas as Unidades Escolares que se comprometeram em realizar esta semana de portas abertas, refazendo a rotina da escola.

Publicidade

Parceiros