CASAL DÁ EXEMPLO SOBRE COMO ECONOMIZAR ÁGUA

SAE - OURINHOS 31/10/2014 - 17:16:06 Cidade

Em média, o casal consome 5m³ de água por mês

“A natureza está sofrendo e nós podemos ajudar reaproveitando a água de chuva e também criando hábitos simples para reduzirmos o consumo diário de água”. Com essa frase, o casal Wander e Sônia Maria Pires resume o quanto é importante a economia de recursos naturais em um período como este que está ocorrendo na região Sudeste, com calor em excesso e a falta de chuvas. Especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais, considerando o alto desperdício, futuramente os problemas de falta de água serão ainda mais sérios.

Continua depois da Publicidade

O casal, que mora no Jd. Matilde despertou para esta consciência ambiental sobre a necessidade de se combater o desperdício de água, principalmente após participarem no ano de 2011 da campanha da Fraternidade na paróquia Nossa Senhora do Vagão Queimado cujo tema foi “Fraternidade e vida no planeta”.

A mudança de comportamento e a percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água fez com que Wander e Sônia reduzissem a conta de água em 34,10% a partir do ano de 2011, gerando uma boa economia no final do mês, além de colaborar com o meio ambiente.

São soluções sustentáveis e muito simples que resultam na economia de água, como por exemplo, o armazenamento da água de chuva, utilizada para limpeza do piso interno da residência, como explica Wander aposentado do antigo INPS. “Colocamos novas calhas em nossa casa para que dessem a caída necessária para armazenarmos a água de chuva. Toda vez que o tempo está para chuva já nos preparamos com galões e baldes para armazenarmos a maior quantidade possível dessa água natural”. Sônia complementa informando que é essa água de chuva que eles utilizam ao regar as plantas que cultivam no jardim, assim como lavam o piso. “Como sou professora aposentada, já ensinava para meus alunos a importância de se reaproveitar a água, assim como evitar o desperdício. Após participar da campanha da Fraternidade colocamos ainda mais em prática os conhecimentos para usarmos com sabedoria a nossa água tratada. Também sempre ao lavar a verdura coloco um balde embaixo da torneira, pois reaproveito essa água para molhar as plantas. Todos nós somos responsáveis pela preservação da nossa água, pois está escassa”. Além dessas ações, Sônia ensina que também é possível reaproveitar a água após a lavagem das roupas para limpar o quintal. 

Para o superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), Haroldo Adilson Maranho, o casal Wander e Sônia é um exemplo de que a adoção de pequenas atitudes faz toda a diferença e evita o desperdício de água, utilizando assim este recurso de forma sustentável. “Este casal é um exemplo de cidadania, de amor ao planeta, pois eles estão não apenas pensando em Ourinhos, mas no mundo ao agir dessa forma consciente ao reaproveitar a água. São pessoas assim que fazem a diferença, que mais pessoas sejam multiplicadores destes gestos, pois estão pensando nas gerações futuras”, pontuou.

Confira mais dicas de economia de água:

-           Ao escovar os dentes e se barbear, mantenha a torneira fechada;

-        Ensaboe a louça com a torneira fechada;

 -       Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima, acumule a roupa suja para lavar;

-        Reutilize a água da máquina para lavar o pátio, a calçada, o chão da casa e para jogar no vaso sanitário.

-        Tomar banho rápido e procurar se ensaboar com o chuveiro desligado;

-        Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia;

-        Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário;

-        Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

-        Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

-        Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;

-        Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;

-        Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência;

-        Nunca usar o vaso sanitário como lata de lixo ou cinzeiro.

Publicidade

Parceiros