VERDADES E MENTIRAS SOBRE O RODEIO

Assessoria 07/11/2014 - 19:57:20 Região

Muitas questões foram levantadas, principalmente sobre os maus tratos aos animais                    nos últimos dias.

A organização do RODEIO BULLS repudia e é contra os maus tratos a quaisquer tipos de animal.
 Em hipótese alguma podemos aceitar que seja feito algum evento que traga violência aos animais, machucando-os.
 
 Desta feita, buscamos ouvir todos os lados desta questão, e ficou claro que a festa, que será realizada em novembro entre os dias 20, 21,22 E 23, Ourinhos Rodeio Bulls, credenciara um peão para a mais tradicional festa do peão do Brasil, a de Barretos, por isso o nível do rodeio daqui será o mesmo que o de lá.
 
 E em Barretos, existe 100% de bons tratos aos animais. Desde 2006, os organizadores criaram o Ecoa [Centro de Estudos do Comportamento Animal], que é um departamento que estuda com laudo científico tudo o que acontece com o animal antes, durante e depois das provas.
 Segundo os organizadores, algumas ONGs divulgam imagens de rodeio, especialmente de provas com laço, que não fazem mais parte da competição desde 2006. Essas provas realmente eram mais preocupantes e por isso preferiram não adotar como modalidade. 
 Isso é o que mais nos preocupa, o cuidado com os animais, para que não tenham maus tratos, e nos tranquiliza saber da qualidade e a também da mesma preocupação de quem irá realizar.
 
 Em pesquisas feitas, comprova-se que o tratamento direcionado aos animais é como se fosse um treinamento de um atleta, desde o cuidado com a alimentação adequada, transporte em veículos especiais, até o controle veterinário.
 
 Nas montarias todos os equipamentos utilizados pelos profissionais do rodeio são fiscalizados por juízes, fiscais, pelos próprios peões e também pelos tropeiros, os quais se preocupam com a integridade dos seus animais.
 
 Partindo do conceito legal de maus-tratos trazido pela Lei 9.905/98 que trata dos crimes contra a fauna, não há de se falar em crime se não estiver presente qualquer um dos verbos descritos no tipo penal. Além desta não proibir ou mesmo fazer qualquer tipo de restrição a respeito dos rodeios, existe permissão legal para o rodeio de touros na Lei 10.220/01, que inclusive profissionalizou o peão de rodeio, o que mais uma vez veio confirmar a legalidade das montarias em touros, visto que o legislador dispôs para efeitos desta lei que, para ser considerado peão profissional, este deve participar em prova de destreza no dorso de animais equinos ou bovinos.
 
 Outra lei que dispõe sobre o rodeio é a Lei 10.519/02, a qual dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal nos rodeios, nesta considerando-o como as atividades de montaria nas quais são avaliados à habilidade do atleta em dominar o animal com perícia e o desempenho do próprio animal. Nesta o legislador buscou regulamentar os equipamentos usados no rodeio, a estrutura, entre outros parâmetros.
 
 Portanto, desde que todas as normas estabelecidas por estas leis estejam sendo cumpridas, não há de se falar em proibição. O rodeio em touros é considerado esporte lícito, trazendo benefícios sociais, econômicos e culturais às regiões onde ocorrem.
 No Brasil acontecem centenas de festivais desse tipo durante o ano todo, principalmente em municípios do Interior de São Paulo,  do interior do Paraná, e do  interior do Pará, do interior de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, no Triângulo mineiro, e no interior do Tocantins. 
 
 As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, por isso são consideradas um patrimônio cultural, fazendo parte das tradições das cidades que as realizam. 
 
 Sabendo que os organizadores do RODEIO BULLS são do mesmo nível que da maior festa do país, podemos ficar  tranquilos de que não haverá maus tratos, e ainda Ourinhos ganhará de outras formas, por ser mais um novo evento.
 O público da Festa do Peão é fiel a nossa cidade. Os hotéis devem ficar cheios, os restaurantes ficam movimentados, os supermercados aquecem as vendas, enfim, movimenta o setor de prestação de serviços, fazendo com que a economia saia desse marasmo que nós estamos além de também expor o nome da cidade de Ourinhos para o resto do país. E, sendo um grande evento, cria-se uma marca, podendo ser, mais pra frente, um facilitador na identificação da cidade e um diferencial quando conversar com algum empresário ou quando sair de Ourinhos para tentar trazer algum benefício para a cidade.·.

Continua depois da Publicidade

Por- Neno Batista.

Assessor de imprensa do Ourinhos rodeio bulls.

Publicidade

Parceiros