TIRO DE GUERRA COMEMORA DIA DA BANDEIRA

assessoria 20/11/2014 - 10:03:01 Diversos

O Tiro de Guerra realizou no dia 19 de novembro solenidade comemorativa ao Dia da Bandeira.  A Bandeira Nacional, símbolo da Pátria por excelência, foi adotada pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República.

As bandeiras do Brasil, estado de São Paulo e do município de Ourinhos foram hasteadas pelo Chefe de Gabinete José Luiz Teixeira Quenca e pelos Monitores Eduardo e Pinto, respectivamente.

Continua depois da Publicidade

O monitor Júlio fez a leitura da Ordem do Dia do excelentíssimo Senhor General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército.

Em seguida, o monitor Jesus conduziu à pira uma bandeira em mau estado de conservação, representando a incineração de todas as bandeiras inservíveis, de acordo com o que dispõe o artigo 32 da Lei º 5.700, de 1º de setembro de 1971, que diz: “As bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer unidade para que sejam incineradas, seguindo cerimonial peculiar no dia da Bandeira”. A cerimônia foi conduzida pelo Sargento da Reserva do Exército Celso Garcia Montilla.

A solenidade teve como novidade a entrega de cinco kits cívicos, compostos por uma bandeira nacional, revistas Recrutinha, CD de hinos e canções, inclusive Hino Nacional, e encarte especial a representantes de quatro escolas municipais e ao Instituto Bola e Cidadania de Palmital. As escolas contempladas foram as EMEF’s Prof. José Alves Martins, Jornalista Miguel Farah, Prof. Francisco Dias Negrão e Profª Nilse de Freitas, todas de Ourinhos.

A entrega do kit às escolas faz parte do “Projeto Nossa Bandeira – Escola de Civismo”, do Exército Brasileiro.

Fazendo uso da palavra, O Chefe da Instrução, Subtenente André Teodoro da Silva, lembrou que os militares possuem grande devotamento e respeito à Bandeira Nacional, que é diariamente hasteada às 8h00, com tropa formada prestando continência, como manda o protocolo, como culto aos símbolos nacionais, e às 18h00 é realizado seu arriamento nos mesmos moldes.

Ao término da cerimônia, os presentes entoaram o Hino à Bandeira Nacional – letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.

  O Chefe da Instrução, Instrutor e Funcionários, agradecem a todas as autoridades, amigos do Tiro de Guerra, pais e familiares dos atiradores que com suas ilustres presenças abrilhantaram a solenidade militar.

Tiro de Guerra 02-026

Seção de Tiros de Guerra

Comando da 2ª Região Militar

(14)3326-2727 / (14)9 9654-7106

tg026ourinhos@hotmail.com

ANDRÉ TEODORO DA SILVA – S TEN ART

CHEFE DA INSTRUÇÃO – TG 02-026

OURINHOS-SP

Publicidade

Parceiros