Programa Saúde do Bebê auxilia

Prefeitura M. de Ourinhos 21/11/2014 - 19:47:39 Diversos

O Governo de Ourinhos comemora os números positivos da área da saúde. Em um ano, o índice de 9,36 mortes para cada mil nascimentos baixou para 4,33 em Ourinhos, representando uma das menores taxas de mortalidade infantil do Brasil.

          Investimentos em recursos humanos, equipamentos e projetos são os motivos das excelentes taxas. Dentro desse contexto, entre as iniciativas do Governo Municipal r está o Programa Saúde do Bebê. Basicamente, o programa consiste na visita hospitalar a todos as mães de  recém nascidos com objetivo de orientar sobre a saúde do bebê, agendamento de consulta médica para a mãe e o bebê, com atendimento especial aos recém-nascidos de risco.

Continua depois da Publicidade

         A agente técnica de saúde do Programa Saúde do Bebê Matilde dos Santos Barone informa que o trabalho é realizado de segunda a segunda-feira. “Todos os dias fazemos a visitação na Santa Casa e conversamos com as mães dos recém-nascidos.  Na oportunidade, é feito o encaminhamento médico e as primeiras orientações de cuidados dos bebês. É ofertado para as mães a primeira consulta do bebê, consulta de puerpério, exame do pezinho e o dentista”, explicou.

         O programa também realiza as primeiras vacinas do bebê na Santa Casa. “Uma técnica de enfermagem aplica a vacina da BCG contra a tuberculose (dose única) e a primeira dose da hepatite B. Também é orientado sobre o primeiro retorno da criança para outras doses de vacina na UBS mais próxima”, informou Matilde.

         Além dos serviços oferecidos, na visitação as mães também é feita uma triagem dos bebês de risco que são encaminhados para o Ambulatório da Vila Margarida. “Os bebês de risco são aqueles que nascem com alguma patologia, prematuros, ou com peso inferior a 2,5 kg. Aqueles que são filhos de mães adolescentes e multiparas (com 4 filhos ou mais) também são aconselhados a serem encaminhados para o Ambulatório”, comentou a agente técnica de saúde.

         Esses bebês considerados de risco continuam com acompanhamento das agentes técnicas do Programa Saúde do Bebê até os 02 anos de idade. Os demais recebem o suporte nas UBS com pediatras mais próximas de suas casas.

         Kit do Bebê

         Junto com a visita é entregue as mães um kit do bebê para promoverem os primeiros cuidados com a saúde da criança.  Todas as mães recebem uma bolsa contendo um pacote de fraldas P, um sabonete, uma pomada para prevenção de assaduras, o álcool 70% para fazer assepsia do umbigo do bebê, gases e cotonete.

            Novidades        

         Mais um item foi incluído no kit do bebê no último ano, um termômetro digital, para que as mães possam medir a temperatura ou as variações de temperatura. Facilitando assim, a identificação e controle de febre nos recém-nascidos.

         Outra novidade do programa foi a aquisição de um carro para que as agentes de saúde possam realizar as visitas na Santa Casa, no Ambulatório, bem como as visitas domiciliares de acompanhamento dos recém-nascidos.

         Dados 2013

         Confira abaixo alguns números do programa:

  • Agendamento de consultas de bebês de risco – 345

  • Agendamento consultas bebês peso normal – 812

  • Agendamento consulta bebês prematuros – 25

  • Agendamento consulta bebês com menos de 2,5kg – 73

  • Atendimento de mães adolescentes – 109

  • Atendimento de mães multiparas – 127

  • Testes do pezinho agendados – 933

  • Testes do pezinho realizados – 1034

  • Agendamento de consulta pós parto – 892

  • Vacinas BCG – 1454

Publicidade

Parceiros