Grupo de Referência do Projeto Guri fará apresentações na Bélgica

Prefeitura M. de Ourinhos 22/01/2015 - 20:17:21 Cidade

 Turnê acontece de 27 a 31 de janeiro

Após a troca de experiências adquiridas durante a vinda do grupo belga Percussions de Tournai no Brasil em 2014, o Grupo de Referência de Ourinhos, formado pelos alunos de destaque do Projeto Guri foram convidados para se apresentar na Bélgica, entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Continua depois da Publicidade

O Grupo de Referência de Ourinhos é um conjunto de percussão, comporto por 11 músicos (alunos) do Projeto Guri, das cidades de Assis, Palmital, Marília e Ourinhos. Dirigido pelo músico e educador Aguinaldo Burgo Júnior, o grupo interpreta peças que transitam entre o universo erudito popular, explorando a grande diversidade da percussão, com instrumentos como pandeiro, caixa, congas, surdos, pratos e teclados.

Segundo o supervisor educacional do Projeto Guri da região Augusto Botelho, o Grupo de Referência já existe há mais de três anos e contribui para a formação dos músicos. “Esse grupo que já está entrando praticamente em seu quarto ano contempla os melhores alunos do Projeto, e além de proporcionar uma experiência ampla no que diz respeito à música, os alunos são contemplados com uma bolsa que varia de R$300,00 a R$500,00”.

Com relação às apresentações dos alunos na Bélgica Augusto relata sua satisfação em saber que o Grupo pode alcançar mais um degrau. “Tenho certeza que essa é apenas uma das vitórias do Grupo de Referência, pois é uma experiência enriquecedora. Eles já se alegraram em ter tocado junto com o grupo Percussions de Tournai no ano passado aqui no Brasil, agora a sensação de tocar novamente com o grupo, porém na Bélgica não tem explicação”.

Os alunos já estão ensaiando desde o início de janeiro para as apresentações, e o gerente artístico do Projeto Guri, Chico Santana comenta sobre a ansiedade e a programação da viagem. “Todos estão ansiosos e na expectativa pela viagem, afinal é uma oportunidade dos alunos mostrarem o dom que possuem, além de representar a nossa cidade e a região. Além das apresentações, durante a turnê os alunos poderão conhecer mais quatro cidades, participar de concertos, workshops, Jam Fashions (quando músicos se juntam e fazem improvisos), entre outras atividades.”

Fruto de uma parceria com a Jeunesses Musicales, Wallonie-Picarde, braço belga da Jeunesses Musicales International – associação internacional de programas de ensino musical da qual o Projeto Guri é membro, a apresentação configura-se como um intercâmbio musical.

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos, por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pelos Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Publicidade

Parceiros