Todos contra a Dengue: Prefeitura realizará ação emergencial em diversos bairros

MASSIVA 23/01/2015 - 12:06:13 Cidade

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (22) a prefeita Belkis Fernandes comunicou que acontecerá na próxima semana em diversos bairros de Ourinhos um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Estiveram presentes o secretário municipal de saúde: André Mello, a coordenadora de vigilância em saúde: Yara Dalva Tomaelo Bunder, a diretora da divisão de vigilância epidemiológica: Lilia Sionéia Becheri, o chefe do núcleo de controle de vetores: Valdir Graciano, o chefe de gabinete: José Luis Teixeira Quenca e o superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto): Haroldo Adilson Maranho.

Continua depois da Publicidade

"As secretarias de Saúde, Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e SAE realizarão este mutirão de segunda até sexta-feira (26 a 30 de janeiro) nos bairros localizados a direita da rodovia Raposo Tavares no sentido interior/capital (Jd Josefina, Jd Columbia, Vila Brasil, CDHU, Jd Anchieta, Helena Braz Vendramini, Jd California, Jd Flamboyant, Jd Europa, Vila Kennedy, Jd Eldorado, Jd América, Jd Ouro Fino, Vila Sândano, Parque Minas Gerais 2ª seção, Vila Boa Esperança 2ª seção, Jd São Carlos, Vale Verde e Vila São Jorge), região da cidade onde foram registrados mais casos dengue este ano", informou a prefeita.

"Todas as equipes das secretarias envolvidas estarão alocadas nestes bairros realizando capina dos terrenos baldios, limpeza das ruas e de bocas de lobo. A população precisa colaborar. Tomar consciência de seu papel. A ação também visitará as casas", completou Belkis.

André Mello, destacou que a secretaria de saúde realiza constantemente o trabalho de prevenção, orientação e conscientização contra a doença. "Ourinhos teve 11 casos de dengue registrados este ano. Nós estamos com a situação sob controle, mas se não fizermos este chamamento poderemos enfrentar maiores problemas no futuro", alertou.

A colaboração constante dos munícipes é muito importante, não deixando de limpar seus quintais e terrenos, não acumulando entulhos e principalmente mantendo caixas d’água, vasos de plantas, garrafas pets e pneus livres de água parada. "A SAE irá recolher os materiais inservíveis que podem acumular água. As pessoas devem colocar estes materiais em frente suas residências. Um carro de som irá avisar quando o caminhão estiver passando no bairro", informou Haroldo.

Apenas 10 minutos por semana é necessário para combater o mosquito Aedes Aegypti. A dengue e a febre chikungunya são doenças graves e que podem causar a morte, por isso a melhor maneira de evitar uma picada do mosquito transmissor é eliminar de uma vez por todas os seus criadouros.

Publicidade

Parceiros