Secretaria de Educação promove reunião com equipes gestoras da rede municipal de ensino

Prefeitura M. de Ourinhos 29/01/2015 - 20:12:33 Diversos

Ocorreu no dia 27, terça-feira, no CREF (Centro de Referência do Ensino Fundamental), a primeira reunião geral do ano de 2015. A Secretaria de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes recebeu os Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores Pedagógicos e equipe técnica da Secretaria.

Além de dar boas vindas, a Secretária fez questão de abordar durante a reunião alguns temas considerados de extrema importância para o bom desenvolvimento do ano letivo envolvendo questões como liderança, participação dos pais na vida escolar dos filhos, planejamento, entre outros.

Continua depois da Publicidade

Com relação ao tema liderança x chefia, Maria Tereza citou uma obra bibliográfica do autor Mário Sérgio Cortella, Qual é a tua obra?. “Quando se tem um chefe sem liderança na administração, há escolas acomodadas, gestão acomodada, não se tem pais dentro da escola e mal se consegue administrar os problemas do cotidiano. Já o líder sabe conduzir com maestria os funcionários, valorizando-os, resolve os problemas de forma participativa, escuta o outro, o que é muito importante no fortalecimento da relação entre o líder e os funcionários”.

A ética também foi outro tema abordado quando foi citado o modo de falar e agir, pois um grande líder, como já diz a própria palavra, lidera seus subordinados e não manda ou chefia. Como já dizia Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, alterar a forma de ver e agir é essencial para obter o alcance da mudança almejada. 

Para Maria Tereza, o planejamento é outro ponto crucial para o sucesso de uma gestão administrativa. “Planejar é essencial para que o trabalho aconteça sem surpresas desagradáveis. Essa organização de ideias começa desde os materiais necessários para a sala de aula, para a limpeza, reuniões, festas, enfim, todo o andamento da rotina da Unidade Escolar”.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os que compareceram na reunião e deseja uma maravilhosa liderança neste ano de 2015 e boas vindas aos alunos.

“Em nome da nossa equipe, desejo que esse ano seja ainda melhor no quesito educação, tanto para os professores, diretores, funcionários, quanto para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, NEIs, EMEIs e EMEFs que retornarão as atividades no próximo dia três de fevereiro”, finalizou Maria Tereza.

Publicidade

Parceiros