Enfermeiros e Médicos da Secretaria de Saúde

PORTAL OURINHOS 23/02/2015 - 19:20:17 Diversos

Continuando com as ações de combate a dengue e controle dos casos da doença, os médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde participaram de uma capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue.

         A palestra de capacitação foi ministrada pelo Médico Infectologista Luis Augusto Mazzetto do Grupo de Vigilância Epidemiológica regional de Assis. Os participantes foram informados como deve ser o procedimento padrão para atendimento ao suspeito da doença.

Continua depois da Publicidade

         Durante a capacitação também foi exposto todos os serviços que devem ser realizados, as fases e sintomas da doença, como conter o agravamento da mesma e casos de óbito.

         Segundo o Secretário de Saúde André Mello, a pasta de Saúde está comprometida com o combate a dengue e tem tomado todas as ações possíveis para contenção da proliferação do mosquito transmissor e da doença, bem como para o melhor atendimento aos casos suspeitos e confirmados de dengue.

         O secretário ressalta que o combate a dengue faz parte do quadro nacional, não apenas do município de Ourinhos. “O Brasil vive um quadro de epidemia de dengue nos últimos 20 anos. Por isso, que esta palestra de capacitação, por exemplo, que era apenas para os profissionais de medicina e enfermagem da rede pública de Ourinhos, foi aberta para toda a região”, informou o secretário de saúde.

         “Atualmente, Ourinhos, dentro da nomenclatura estabelecida pelo Ministério da Saúde, encontra-se em Estado de Urgência. Por isto, estamos empenhados em adotar todas as precauções necessárias para o controle da doença e para o melhor atendimento da população”, acrescentou André Mello.

         De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, foram 271 casos confirmados da doença. “De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, devemos parar com a coleta sorológica. Simplesmente trataremos todos os casos suspeitos como sendo de dengue. Para isto criamos um horário de atendimento especial”, explicou o secretário de saúde.

         Para melhor atender a população, a partir desta segunda-feira, 23, as Unidades Básicas de Saúde da Vila São Luiz e da Cohab funcionarão até às 22h em atendimento especial aos casos suspeitos de dengue. Já no último sábado, 21, a UBS da Vila São Luiz, realizou este atendimento no período das 9h às 17h.

         Além, do atendimento a população a equipe de Vigilância Epidemiológica continua realizando o bloqueio químico (nebulização) pelos diversos bairros da cidade. A pasta de Saúde tem trabalhado diariamente, os 07 dias da semana para conter os avanços da dengue no município.

         “Reforçamos o alerta a população para eliminar os possíveis criadouros do mosquito e procurar as unidades de saúde em casos de suspeita de Dengue”, alertou André Mello. 

Publicidade

Parceiros