Prefeitura, Tiro de Guerra, Recicla e Sociedade Civil unem-se para grande mobilização contra a Dengue a partir do dia 23

Prefeitura M. de Ourinhos 15/04/2015 - 18:55:09 Cidade

Na manhã desta quarta-feira, o chefe de Gabinete e presidente da Defesa Civil José Luiz Teixeira Quenca se reuniu com o secretário municipal de saúde André Mello, secretário de meio ambiente Diógenes Corrêa Leite, o secretário de serviços urbanos Edson Carnevalle, a coordenadora de vigilância em saúde Yara Bunder e demais representantes, o chefe do núcleo de controle de vetores Valdir Graciano, diretor de departamento de limpeza urbana da SAE, coordenador de controle de frotas Amarildo Cabral e o representante do departamento de obras Hélio Kobata, para discussão de estratégias relacionadas à nova mobilização da Ação “TODOS CONTRA A DENGUE” que terá início no dia 23 de abril.

A mobilização de todas as Secretarias desta vez contará com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra de Ourinhos que irão de casa em casa juntamente com os agentes de combate a dengue, para o trabalho educativo e informativo à população.

Continua depois da Publicidade

“Conversamos com o chefe da instrução o 1º Sargento Sílvio Araújo e ele prontamente colocou o TG a nossa disposição. Essa ação será realizada em conjunto com a sociedade civil da cidade e já temos dois caminhões disponibilizados pela Recicla Ourinhos e mais cinco caminhões da iniciativa privada para nos ajudar com a limpeza dos bairros. Quanto mais gente envolvida, melhor para o sucesso da ação”, disse o chefe de gabinete e presidente da defesa civil José Luiz Quenca.

O Chefe de Gabinete pede ainda a colaboração dos empresários para liberar os Atiradores do TG nos dias da mobilização. “Sabemos que muitos dos Atiradores trabalham no período em que não estão no TG, por isso peço a compreensão dos empresários para liberar esses funcionários durante o período de Ação Todos Contra a Dengue”.

De acordo com o secretário de Saúde André Mello esta Ação abrangerá toda a cidade. “A mobilização revela que o enfrentamento e combate a dengue não é apenas responsabilidade da Saúde, cuja função é de fiscalização e pedagógico e não de limpeza e remoção, motivo pelo qual as estratégias definidas pela Prefeitura por suas Secretarias em conjunto com a Instrução do Tiro de Guerra visa o controle dos criadouros do mosquito Aedes transmissor da dengue, bem como garantir a execução de serviços de limpeza e saneamento, o que com certeza despertará ainda mais na população o sentimento de colaboração e o compromisso de todos em lutar contra este mal”.

“Aguardamos essa ajuda dos Atiradores que em muito contribuirão com a sociedade ourinhense, pois sabíamos que a instrução e atividades no TG foram iniciadas após o Carnaval e agora eles já receberam as instruções e formação básica necessária e serão orientados mais uma vez para agir durante essa guerra contra a dengue”, acrescentou André Mello.

O 1º Sargento Sílvio Araújo ressalta a colaboração do Tiro de Guerra no combate a dengue. “Juntamente com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde estaremos nessa luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Estaremos nos dias 23, 24, 25, 30 e dias 01 e 02 de maio visitando as residências para retirar os materiais inservíveis. Peço a compreensão e entendimento da população para que receba os nossos militares em seus lares e peço também a compreensão dos empresários, na qual tem no quadro de funcionários atiradores, pois estão cumprindo com seu dever cívico e militar. Que possamos juntos ajudar na formação dos atiradores os tornando melhores que hoje”.  

As ações terão início no dia 23 de abril e se estenderão por pelo menos quatro semanas, como regra de quinta-feira a sábado, tempo estimado para a conclusão da limpeza e trabalho de conscientização por todos os bairros de Ourinhos.

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, será divulgado um cronograma com a localização das equipes para a realização dos trabalhos. “Vamos divulgar um cronograma sobre os dias de limpeza para que as pessoas possam colocar todos os materiais inservíveis que possam ser criadouros do mosquito para fora de suas residências que serão coletados pelas equipes da Prefeitura, SAE, Recicla e colaboradores da sociedade civil, mas inicialmente as equipes estarão concentradas nas seguintes regiões e adjacências: Vl. São Luiz, Jd. do Sol, Jd. Ideal, Jd. Paineiras, Santa Fé, Vl. Soares, Jd. Quebec, Tropical, Nova Ourinhos, área central e nas próximas semanas outras regiões serão contempladas com as ações”.

As ações educativas contra a dengue terão continuidade durante o ano em conjunto com o Tiro de Guerra, sendo certo que a partir do mês de setembro ações como a agora realizada serão novamente realizadas para evitar a proliferação do mosquito e transmissão da doença no próximo ano.

Publicidade

Parceiros