Prefeitura encaminha projeto de lei que contempla a cobrança de dívida ativa

Prefeitura M. de Ourinhos 17/04/2015 - 18:26:37 Noticias

 Governo de Ourinhos pretente otimizar a cobrança de dívida ativa com este projeto 

         Nos últimos dias, a Prefeitura de Ourinhos encaminhou a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a cobrança extrajudicial da Dívida no município.

Continua depois da Publicidade

         O projeto dispõe que a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças fica autorizada a utilizar o protesto extrajudicial da Certidão de Dívida Ativa como meio de cobrança dos créditos tributários e não tributários.

         O objetivo desta medida é garantir a eficiência administrativa na arrecadação das receitas, além de reduzir os custos administrativos de cobrança. Atualmente, a Prefeitura envia apenas cobranças amigáveis.

         A decisão da Prefeitura foi tomada depois de um minucioso estudo realizado pela pasta de Planejamento e Finanças. Vale ressaltar que uma lei federal já possibilita o protesto de dívida ativa.

         Em dezembro de 2012, o protesto em cartório por dívidas tributárias foi autorizado por uma Lei Federal. O Art. 25 da Lei 12.767/2012 alterou o parágrafo único do artigo 1º da Lei 9.492/1997 e agora contempla expressamente, no rol dos títulos sujeitos a protesto, as Certidões de Dívida Ativa (CDA) da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos municípios e das respectivas autarquias e fundações públicas.

         Após a ratificação da lei, alguns órgãos como Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça de São Paulo e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) se posicionaram favoráveis a prática do protesto.

Publicidade

Parceiros