Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira

Prefeitura M. de Ourinhos 20/05/2015 - 20:55:53 Noticias

Cobertura Vacinal dos grupos prioritários de Ourinhos é de 33,64%  

Termina nesta sexta-feira, 22, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros, o que representa 29,24% do público-alvo. A meta é vacinar pelo menos 80% da população.

Continua depois da Publicidade

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica apontam que em Ourinhos foram vacinadas 7.871 pessoas, com cobertura vacinal média de 33,64%, faltando vacinar 10.850 pessoas dos grupos prioritários para alcançar a cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a Influenza destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

É importante lembrar que todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2014, devem receber apenas uma dose em 2015. Além de que crianças que serão vacinadas pela primeira vez será utilizado esquema de duas doses, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Para se imunizar basta se dirigir a uma das seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro de Saúde I (Postão), UBS Vl. Odilon, UBS Vl. Margarida, UBS São Luiz, UBS Vl. Brasil, UBS Jd. Itamaraty, UBS Pq. Minas Gerais, UBS CAIC e UBS COHAB.

Medidas de Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato  com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.

 Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Reações Adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

 A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações

Publicidade

Parceiros