Secretaria de Assistência Social realizou nesta quinta-feira a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Prefeitura M. de Ourinhos 21/05/2015 - 18:55:24 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Idoso realizou nesta quinta-feira, 21, na Faculdade Estácio de Sá a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cuja temática central do da Conferência foi “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”.

Estiveram presentes no evento a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Gilberto Severino, a secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Dr. Eupídio Edson Ferraz, a conselheira Estadual do Conselho do Idoso representante da região de Ourinhos Drª Dulce Bitencourt Bozano e a representante dos Idosos Conceição Zacarias da Silva.

Continua depois da Publicidade

 Durante o evento a prefeita Belkis Fernandes cumprimentou os presentes e ressaltou a satisfação dos trabalhos realizados pela Secretaria. “Gostaria de cumprimentar a todos os representantes do Conselho Municipal do Idoso, bem como as pessoas que estão aqui presentes. Estou muito feliz em poder participar deste evento que tanto tem a acrescentar na vida dessas pessoas e principalmente de ver os trabalhos realizados nos CRASs e no CSU”.

 Para o vice-prefeito Gilberto Severino é preciso pensar no futuro da população idosa. “Temos que ter em mente que todos nós vamos envelhecer e nós temos que preparar o nosso futuro, para isso necessitamos do Poder Público para criar programas destinados aos idosos de modo que os estimulem a viver melhor. Sem dúvidas, essa Conferência é uma força de incentivo aos profissionais que estarão melhor preparados para atender essa faixa etária que realmente precisa de uma qualidade de vida melhor”.

 A secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” explicou o principal objetivo da Conferência. “Como toda Conferência, o objetivo principal é avaliar o que tem sido feito para a pessoa idosa e fazermos propostas de acordo com as necessidades, colocações e apresentações de propostas dos participantes. Serão debatidos quatro eixos temáticos, sendo eles: Gestão, ou seja, programas, projetos, ações e serviços; Financiamento: fundos da pessoa idosa e orçamento público; Participação: política e de controle social e por fim o Sistema de Garantia de Direitos Humanos”.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso Dr. Eupídio Edson Ferraz, os Conselhos são de suma importância para que a população possa se inteirar dos assuntos do seu interesse. “Eu costumo dizer que os Conselhos através da sociedade civil organizada está na base da administração pública, daí a importância do evento de hoje para conferir o que deve permanecer, o que deve ser mudado, o que está bom e o que não está.

Vale ressaltar que as propostas aprovadas na esfera municipal serão levadas para a Conferência Estadual e, possivelmente em Brasília.

Publicidade

Parceiros