Setor industrial também garante economia e eficiência com o Sistema Service

LUCAS PEREIRA - LP PRODUÇÕES 25/05/2015 - 12:49:45 Região

Gerente de produção conta que empresa reduziu gastos a partir do videomonitoramento inteligente 

Câmeras de videomonitoramento, sem um sistema inteligente de operação capaz de unir o olhar humano e a precisão dos dispositivos eletrônicos,são equipamentos obsoletos e ineficazes,Por isso, muitas empresas têm amargado prejuízos, ao apostar apenas na “sensação de segurança”. Com o sistema de videomonitoramento desenvolvido pela Service Security, economia e eficiência estão garantidas também para o setor industrial. 

Continua depois da Publicidade

Nem sempre grandes instalações exigem altos investimentos em vigilância. É preciso ter inteligência. Na empresa Irlofil, que atua no setor de alimentos (estabelecida em Santa Cruz do Rio Pardo), o atendimento pela Service gerou redução de despesas e, ao mesmo tempo, um salto de qualidade. 

O gerente de produção, Aparecido Donizete Pires, afirma que, logo na implantação, as diferenças ficaram evidentes. “Na época, tínhamos três vigias para cuidar da segurança. A partir do momento em que foi implantado, não foi mais necessário ter tantos funcionários. Mesmo investindo no custo do sistema, a despesa com segurança caiu pela metade”, disse.

As imagens captadas pelas câmeras podem ser visualizadas em tempo real tanto pelos gestores da Irlofil quanto pela central de operações da Service Security. “Não tivemos nenhuma ocorrência com gravidade. Em todos os incidentes, como invasão de adolescentes para fazer bagunça ou uma bicicleta retirada indevidamente, a central de videomonitoramento nos deu condições de visualizar o fato ou recuperar as imagens para resolver a situação”, conta o gerente. 

Para o gestor, um sistema de videomonitoramento integrado e eficiente traz segurança também para os próprios funcionários. Em instalações industriais, a segurança patrimonial e das pessoas precisa ser levada muito a sério. Indústrias, geralmente contam com máquinas, veículos de grande porte e o bem mais precioso, ou seja, a vida. 

A empresa sediada em Santa Cruz do Rio Pardo distribui alimentos para vários estados do Brasil, como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul Mato Grosso e Espírito Santo, além de operações de exportações já realizadas. “São cerca de seis anos de parceria com a Service Security e nossa experiência é muito positiva”, disse o gerente.  

PREJUÍZO 

O acompanhamento e a integração do sistema, por meio de câmeras, alarmes e uma central onde operadores treinados possam intervir em tempo real, fazem toda a diferença. Na região de Santa Cruz do Rio Pardo, uma empresa sofreu um furto de produtos agrícolas e só conseguiu descobrir o fato após 48 horas do crime. O estabelecimento até contava com câmeras de segurança, porém, não havianenhuma integração do serviço. O que sobrou foi um vídeo que mostra a ação dos ladrões e um prejuízo estimado em cerca de R$ 1 milhão. 

Para evitar que situações como essa aconteça com qualquer cliente da Service Security, o gerente técnico Francisco Xavier Neto e sua equipe trabalham 24 horas por dia. Ele conta que a empresa tem mais de 800 câmeras instaladas e possui uma central com 14 monitores de 42”. Um sistema de classificação de risco e prioridade, integrado com alarmes, permite que os operadores detectem qualquer intercorrência e confiram nas telas os locais mais vulneráveis. 

“Temos os computadores de apoio e através deles, quando acontece alguma ocorrência, conseguimos acessar as imagens e detectar na hora o que está acontecendo. Em caso de ocorrência a polícia é avisada e nosso guarda particular vai até o local para atendimento presencial. Em todos os locais, temos sistemas de alarme quede apoio para alertar quando ocorre uma invasão.”, relata. 

O sistema da Service Security conta ainda com microfones na central e sistema de alto-falantes nos locais monitorados. Dessa forma, os operadores podem, por exemplo, prevenir uma invasão com comando de voz, advertir adolescentes em caso de ocupação, dano ou algazarra em espaço público ou privado, além de se comunicar com funcionários da própria empresa que fazem a segurança presencial. 

“Outro recurso que temos é o sistema de interação. Podemos, à distância, acender luzes ou abrir e fechar um portão. No caso da Irlofil, por exemplo, se um caminhão chegar pra descarregar fora de hora, uma pessoa credenciada pode nos acionar para solicitar a entrada. Tudo é acompanhado por câmeras, visando a segurança do patrimônio e da vida”, reforça o gerente técnico da Service Security 

UTILIDADE PÚBLICA

É possível contatar a Service Security pelo telefone (14) 3372-4918 ou pelo site www.servicesecurity.com.br – entre em contato e saiba mais sobre os serviços

Publicidade

Parceiros