Começa nesta terça-feira a IX Semana do Meio Ambiente

Prefeitura M. de Ourinhos 25/05/2015 - 19:51:20 Região

Abertura oficial contará com a palestra Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo Arnaldo Jardim 

         Será realizada pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Ourinhos, junto com o Grupo de Extensão de Tecnologia para Agronegocio (GETA), e apoio da Prefeitura de Ourinhos, a IX Semana do Meio Ambiente com a temática: Manejo da água e de resíduos urbanos e industriais”. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de maio no Teatro Municipal Miguel Cury.

Continua depois da Publicidade

         A Semana do Meio Ambiente começa na terça-feira, 26, às 08h30 com a palestra “As águas do Médio Paranapanema” e será ministrada pelo Professor Dr. Rodrigo Lila Manzione da Unesp de Ourinhos. Em seguida, às 10h será realizada a Palestra “Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil” com o palestrante Fernando Barros da Master Ambiental de Londrina.

         A Abertura Oficial do evento acontecerá na noite da terça-feira, 26, às 19h15, com a palestra “A Economia de Baixo Carbono: Economia Verde” com o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo Arnaldo Jardim.   

         Ainda na noite de terça-feira terá a palestra “Uso Sustentável de Água na Irrigação” com Priscila Silvério Sleutjes com a ASPIPP de Holambra.

         O evento continua na quarta-feira, 27, pela manhã, às 08h30 com a palestra “Manejo das Micro Bacias Urbanas com o Prof. Edilson Piroli da Unesp Ourinhos. Na sequencia Lilian Camargo Consaltier irá falar sobre a Legalização Reserva Legal e A.P.P.

         À noite, às 19h30, Luiz Carlos Cavalchuc da ONG Rio Pardo/Sabesp Santa Cruz do Rio Pardo vai expor sobre a Importância da Conservação dos Recursos Hídricos. Finalizando as atividades a palestra “Licenciamento Ambiental” com Fabiano Pinheiro da Pinheiro Ambienal.

         O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Prefeitura de Salto Grande, Sindicato Rural de Ourinhos e Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus de Ourinhos, Fazenda Botelho, Special Dog e BAFARI.

         SEMANA DO MEIO AMBIENTE

         Comemorado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data instituída pela Conferência das Nações Unidas. Essa data começou a ser comemorada em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

         Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Por esse motivo, essa foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

         No Brasil, por meio do Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo também estabeleceu que em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por igual finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Publicidade

Parceiros