Cresce empregos nas micro e pequenas empresas

ACE Ourinhos 27/07/2015 - 19:37:19 Diversos

Um dado animador foi divulgado no último dia 23 pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A arrecadação do Simples Nacional cresceu, em termos reais, 6,73% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014, e foram criadas 116,5 mil vagas de empregos de janeiro a maio.

Conforme dados do Sebrae, o Simples Nacional tem a adesão de 10 milhões de empresas, sendo que os pequenos negócios respondem atualmente por 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Continua depois da Publicidade

Segundo o presidente do Sincomércio de Ourinhos, Fred Correa Leite, esse resultado comprova que os micro e pequenos negócios estão mostrando a sua força diante de um cenário de dificuldade econômica. Para Fred, isso demostra a necessidade cada vez maior de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. “Os pequenos negócios são responsáveis por 52% da mão de obra formal do país. Juntas, são decisivos para a economia e merecem toda a atenção do Governo”, ressalta Fred.

Segundo ele, os principais motivos para o bom desempenho dos pequenos negócios na economia brasileira são a melhoria do ambiente de negócios (em especial após a criação do Supersimples que reduziu os impostos e unificou oito tributos em um único boleto), o aumento da escolaridade da população e a ampliação do mercado consumidor, com o crescimento da classe média.

Juntos, esses três fatores têm motivado o brasileiro a empreender por oportunidade e não mais por necessidade. Antes as pessoas abriam um negócio próprio quando não encontravam emprego. Hoje, de sete a cada 10 pessoas iniciam um empreendimento por identificar uma demanda no mercado, o que gera empresas mais planejadas e com melhores chances de crescer.

Publicidade

Parceiros