Novo sistema de agendamento humaniza mais a Saúde em Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 28/07/2015 - 17:04:26 Noticias

Objetivo do novo sistema é eliminar as filas da madrugada nas Unidades Básicas de Saúde 

         A grande preocupação da Prefeita Belkis Fernandes e da Secretaria Municipal de Saúde é proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes. Assim, a partir de 10 de agosto será implantado um novo sistema de agendamento de consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

Continua depois da Publicidade

         Durante algum tempo foi realizado um estudo para eliminar  a formação de filas nas madrugadas nas Unidades Básicas de Saúde. “Adotaremos uma nova forma de atendimento pautada no agendamento. Assim, como acontece no setor privado e em outros lugares no mundo”, informou o Secretário de Saúde André Mello.                                                       

         O Agendamento 

         O agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Sáude será realizado no período das 14h às 17h. “As pessoas não devem mais se dirigir na madrugada para os postos e UBS. As Unidades Básicas de Saúde abrem as portas às 7h da manhã para o atendimento dos pacientes que tem suas consultas agendadas”, informou o secretário de Saúde.

        A consulta pode ser agendada pelo próprio paciente ou terceiros. “O agendamento pode ser feito pessoalmente, ou por outra pessoa. Pois, às vezes temos pacientes idosos, ou com dificuldade de locomoção. Assim, facilitamos no deslocamento destes pacientes. Além de que, com o agendamento sanamos o problema de tempo de espera para atendimento”, explicou.

         Para o agendamento é necessário levar os cartões do SUS e da Unidade Básica de Saúde. Caso a pessoa não tenha o cartão SUS, o mesmo é feito na hora, basta levar o CPF, RG e Comprovante de Residência na Unidade Básica de Saúde.

         “Optamos pelo agendamento pessoal, pois fizemos um levantamento em todas as experiências no país e verificamos que o agendamento feito por telefone não tem a mesma eficácia. Principalmente pelo congestionamento de linhas telefônicas”,  esclareceu o secretário de saúde.

         De acordo com André Mello este novo sistema vai ampliar a humanização do atendimento de saúde. “As pessoas não precisarão ficar esperando em filas durante a madrugada. As vezes em dias de frio e chuva. Assim, iremos proporcionar um sistema mais humanizado para população ourinhense”, concluiu.  

        Casos de Urgência e Emergência  

        Vale lembrar que os casos de Urgência e Emergência devem ser encaminhados ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos.

Publicidade

Parceiros