Ourinhos recebe prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”

Prefeitura M. de Ourinhos 07/10/2015 - 18:03:58 Noticias

Cura dos casos da doença na cidade foi de 88%

 

Continua depois da Publicidade

No mês de setembro, durante o Fórum Anual da Turberculose 2015 do Estado de São Paulo, Ourinhos recebeu do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde o Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle de Tuberculose”.

Participaram do evento a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Tuberculose de Ourinhos Maria Cristina Faria e a auxiliar de enfermagem e servidora da Divisão de Vigilância Epidemiológica Diana Barroso Fonseca.

Este prêmio é concedido aos municípios do Estado de São Paulo que apresentam o melhor desempenho em relação ao controle da tuberculose, contemplando a cura dos casos da doença acima de 85% e a busca ativa dos sintomáticos respiratórios.

Em 2014 (01/2014 a 12/2014) foram notificados em Ourinhos 25 novos casos de tuberculose, sendo que 22 deles obtiveram cura, totalizando 88% de cura.

Para o secretário municipal de Saúde de Ourinhos André Mello, o prêmio representa o esforço da equipe municipal. “O valor desse prêmio, sem dúvidas, é muito grande para a nossa cidade e principalmente para os nossos funcionários, pois reconhece o esforço da nossa equipe municipal do SUS no controle da tuberculose”.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica Lilia Sionéia Becheri, a premiação é um incentivo para que os municípios alcancem as metas previstas no Programa de Controle da Tuberculose. “O fim da tuberculose como problema de saúde pública depende de altos índices de cura para interromper o ciclo de transmissão da tuberculose e esta premiação é um incentivo aos municípios para que alcancem as metas previstas no Programa de Controle da Tuberculose”.

Publicidade

Parceiros