Bicicletas tomam conta das ruas de Ourinhos durante tradicional Passeio Ciclístico da AERO

AERO - Ourinhos 09/10/2015 - 10:01:43 Cidade

Por Agência JP2

As ruas de Ourinhos foram tomadas por centenas de ciclistas com os mais variados tipos e tamanhos de bicicletas durante o 13º Passeio Ciclístico promovido pela AERO - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos. O tradicional evento foi realizado no dia 04 de outubro e considerado mais um grande sucesso de público e animação.

Continua depois da Publicidade

O objetivo do passeio promovido pela AERO além de fazer parte da programação de comemoração dos 49 anos de fundação da entidade fundada em 05 de outubro de 1966, é incentivar o uso da bicicleta como forma de transporte e lazer. Além disso, o evento tem como bandeira a preocupação com o meio ambiente, melhoria do trânsito e o bem-estar da população.

O passeio contou com a presença de mais de seiscentos participantes, entre eles o recém eleito presidente da AERO e empossado no dia 01 de outubro, Engº Antonio Caetano Filho, de diretores, associados, familiares, amigos e parceiros da entidade; do presidente da FAEASP, vice presidente do CAU/SP e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ourinhos, Arqº Valdir Bergamini, do Chefe do CREA-SP da UGI de Ourinhos, Arqº Mário Bergamini; da Prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias e do Chefe de Gabinete José Luis Quenca; e do Deputado Federal Cap. Augusto e de seu assessor Coronel Dudas.

A concentração aconteceu na Praça Mello Peixoto, com a saída do passeio ás 10h30, puxado pelo carro de som do Giba e comandado pela Agente de Fiscalização do CREA-SP, Vanessa Alça Botin da Silva, que animou o passeio durante todo o seu percurso. Vários grupos de ciclistas que pedalam diariamente pela cidade, diversas pessoas de várias idades e famílias prestigiaram o passeio. O que chamou a atenção foi a grande diversidade de bikes utilizadas, que variaram dos modelos mais clássicos aos personalizados.  O percurso do passeio com aproximadamente 5 km, foi pelas Ruas São Paulo, Rio de Janeiro, Avenidas Rodrigues Alves, Antonio de Almeida Leite, Luiz Saldanha Rodrigues e Armando Silva. Os participantes foram escoltados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes da Defesa Civil, SAMU e por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, que garantiram a segurança dos participantes.  Durante o passeio, os ciclistas puderam se hidratar em frente ao IBIS, onde funcionários do hotel distribuíram água aos participantes.

Ao final do evento, aconteceu a entrega dos troféus aos participantes que se destacaram nas modalidades: bicicleta mais antiga; bicicleta mais equipada; bicicleta mais personalizada; ciclista mais idoso(a) pedalando; ciclista mais jovem pedalando; equipe com maior número de participantes uniformizados pedalando; equipe escolar uniformizada com maior número de participantes pedalando; sorteio de dezenove bicicletas e a distribuição de lanches, pipoca, doces, sorvetes, algodão doce e refrigerantes aos participantes.

O passeio ciclístico também tem cunho social, pois no ato da inscrição era necessária a doação de um litro de leite. Foram arrecadados 403 litros que serão revertidos para entidades assistências da cidade.  O Evento contou com o apoio institucional do CREA/SP, FAEASP, OAB, Prefeitura Municipal de Ourinhos e imprensa ourinhense.

Passeio é sucesso

O Engº Caetano, que assumiu a presidência da AERO no dia 1º de outubro, agradeceu a presença do público e destacou a importância da realização de mais uma edição do passeio ciclístico. “É um evento maravilhoso e apesar do dia ter amanhecido nublado e com cara de chuva a população compareceu para abrilhantar mais uma edição do passeio ciclístico da AERO. Isso para nós é muito gratificante e agradeço a todos os participantes que puderam viver um domingo de manhã de muito lazer e de incentivo a atividade física”.

Valdir Bergamini, presidente da FAEASP, fez questão de destacar a tradição e o sucesso que o passeio ciclístico da AERO se tornou ao longo desses 13 anos. “O difícil foi fazer os primeiros passeios. Após 12 edições, o pessoal já fica aguardando esse evento. Trata-se de uma prática esportiva saudável e contribui para fugir um pouco do sedentarismo do dia a dia. Além disso, por traz desse passeio temos as nossas ações sociais como no ato na inscrição a doação de um litro de leite que será doado a entidades assistências. É um trabalho bonito que iniciamos há 13 anos quando fui presidente da AERO e que os demais presidentes está dando continuidade até hoje”.

A prefeita Belkis Fernandes, que todo ano faz questão de estar presente ao evento, parabenizou a AERO pela realização de mais uma edição e enfatizou a importância do uso da bicicleta no dia a dia. “É um evento interessante que a AERO promove todo ano. Essa entidade, que é uma grande parceira do poder público, consegue por meio desse tipo de ação, estimular o uso da bicicleta e promover a união de pessoas de todas as idades”, disse.

Décio Bonato é ciclista há mais de 20 anos e também um colecionador de bikes antigas. Ele, que pedalou todo o percurso com uma bicicleta modelo alemã, fabricada em 1940, parabenizou a AERO pelo evento. “A bicicleta contribui para uma geração mais saudável, é um meio de transporte e a AERO está de parabéns por promover esse passeio que estimula cada vez mais as pessoas a usarem a bicicleta como um meio de transporte e também para o lazer”. 

Parceria em projeto social

A AERO em parceria com a Ordem Demolay, anunciou que é parceria da campanha “Passos que Salvam”, idealizada pelo Hospital de Câncer de Barretos. Durante o 13º Passeio Ciclístico, estavam sendo vendidos kits (camiseta, cadarço, squeeze, boné) por R$ 30 para que as pessoas usem na caminhada que será realizada no dia 22 de novembro, a partir das 8h30, com saída da Praça dos Burgueses. Toda a arrecadação é destinada à manutenção e ao tratamento das crianças do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos. Os kits estão sendo vendidos na própria AERO e na loja Side Francis ou pelo telefone 9820-3103.

O projeto tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, a ação acontece simultaneamente em várias cidades, com a distribuição de folders contendo informações sobre os sinais e sintomas da doença.

Publicidade

Parceiros