Em adesão ao Outubro Rosa, Prefeitura promove Campanha contra o câncer de mama, câncer de cólo de útero e de intestino

Prefeitura M. de Ourinhos 13/10/2015 - 18:56:22 Cidade

Dia “D” da Campanha acontecerá no sábado, 24 de outubro

 

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira, 13 de outubro uma série de programações destinada às mulheres, em alusão a Campanha Outubro Rosa, que se estenderá até o dia 29 deste mês.

Além da oferta de exames de Papanicolau, destinado a todas as mulheres que tenham iniciado vida sexual e Mamografia, voltado para mulheres de 50 a 69 anos e para mulheres de menos idade que tenha nódulo ou casos de câncer na família, está sendo oferecido ainda o exame de sangue oculto nas fezes, que previne o câncer de intestino e está sendo ofertado para mulheres acima de 50 anos ou menos idade para aquelas com casos na família.

O secretário municipal de Saúde André Mello. “Tamanha é a importância que este mês nós temos em escala global destinado a prevenção. A priori começou essencialmente a prevenção ao câncer de mama, mas nós estendemos para uma série de patologias que visam evitar um mal maior. Durante todo este mês teremos um atendimento diferenciado nas Unidades de Saúde, inclusive no dia 24 de outubro, que é denominado o Dia “D” da Campanha”.

Com o desejo de engravidar, a paciente do Centro de Saúde I (Postão) Gislene Aparecida Sabino Machado faz periodicamente o seu exame de Papanicolau e sabe a importância da prevenção para a sua saúde e do seu futuro filho. “Faço todos os anos o exame de Papanicolau e procuro sempre cuidar da minha saúde. Como pretendo engravidar, tanto eu quanto meu esposo já estamos fazendo o acompanhamento necessário com um médico para que possamos ter uma gravidez e um bebê saudável”.

Dilamar Claro Caetano, também paciente do Postão já fez os seus exames. “Todos os anos eu procuro fazer os exames preventivos, inclusive já fiz o meu e recomendo que todas as mulheres façam e cuidem da sua saúde”.

 O Dia “D” da Campanha será realizado no dia 24 de outubro, sábado, no período das 9h às 17h em quatro UBSs: COHAB, CAIC, Vl. São Luiz e Centro de Saúde I (Postão).

Vale ressaltar que durante todo o mês de outubro o Postão estará atendendo de segunda à sexta, das 10h às 12h e das 13h às 19h. É importante levar o RG e o Cartão SUS.

Publicidade

Parceiros