Após encontro com deputado Ricardo Madalena, Alckmin entra na luta pela Fosfoetanolamina‏

Assessoria 26/11/2015 - 23:56:53 Noticias

O deputado estadual Ricardo Madalena (PR) junto com o professor doutor Gilberto Chierice (pesquisador da USP de São Carlos responsável pela fosfoetanolamina sintética), os advogados Fabio Maia e Henrique Camacho que assessoram o professor, o defensor público federal do Rio de Janeiro; Daniel Macedo; e Bernadete Cioffi; paciente que tratou o câncer com a fosfoetanolamina; os deputados; estadual Roberto Massafera e federal Lobe Neto; reuniram-se nesta segunda-feira (23) com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, por mais de duas horas. A audiência com o governador foi solicitada pelo deputado Madalena, no dia 20 de outubro.
Para Madalena, a atenção dada ao professor Gilberto pelo governador Geraldo Alckmin e o compromisso de ajudar em ações que possam facilitar a fabricação da fosfoetanolamina e as pesquisas clínicas trará mais esperança para muitas pessoas portadoras de câncer. De acordo com o deputado, algumas medidas foram definidas durante a audiência. “Iremos nos reunir com o ministro da Saúde; Dr. Marcelo Castro; nesta sexta-feira (27/11), no Palácio dos Bandeirantes, para ver a possibilidade de liberação da fosfoetanolamina, até que se façam os testes clínicos. Uma alternativa que será avaliada é a liberação do uso da substância conforme a lei federal 10.742/2003 que no artigo 24 diz que ‘estão isentos de registro medicamentos novos, destinados exclusivamente a uso experimental, sob controle médico, podendo, inclusive, ser importados mediante expressa autorização do Ministério da Saúde’. No encontro, será discutido também como poderá ser feita a fabricação da fosfoetanolamina, se será ampliado o laboratório do Instituto de Química da USP de São Carlos, se quem assumirá a fabricação será a FURP (Fundação Para o Remédio Popular) ou mesmo por outro laboratório. A audiência também servirá para tratar como poderão ser feitos os testes clínicos exigidos pela ANVISA, junto aos hospitais da rede pública do nosso Estado. Agradeço a atenção do governador Geraldo Alckmin, pois a morte não espera os testes”, disse Madalena.
O professor Gilberto Chierice acredita que foi positivo o encontro com Alckmin. “Eu acho que tudo aquilo que ele falou, nós vamos cumprir porque ele é incisivo”, comentou o professor.
A conversa com o governador também agradou Bernadete Cioffi. “O governador demonstrou profundo interesse no assunto”, falou a paciente.
Para o advogado Fábio Soares, “esse com certeza foi o momento em que se teve um direcionamento mais incisivo onde realmente foram analisadas as alternativas de maneira mais concreta, mais factível. Uma série de situações onde observamos um obstáculo ou outro, o próprio governador apontou soluções, apontou direcionamentos, então, seguramente, vamos conseguir uma evolução satisfatória”.

Continua Após Publicidade

Alckmin solicitará liberação da fosfoetanolamina à Anvisa

A decisão foi divulgada em nota pela Secretaria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes após a audiência do governador com Madalena e as demais autoridades.
De acordo com a nota, Alckmin vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação de uso da fosfoetanolamina para pacientes que não apresentem melhora no tratamento com o uso de medicamentos tradicionais.
“Essa iniciativa mostra que conseguimos sensibilizar o governador, trazendo de volta a esperança para os portadores desta terrível doença que é o câncer”, disse Madalena.
“O governo de São Paulo também colocou à disposição do Dr. Giblerto Chierice toda a estrutura do estado, como hospitais, institutos de pesquisa e o laboratório Furp (Fundação para o Remédio Popular), para ajudar na conclusão das etapas para aprovação final da substância”, divulgou, em nota, a assessoria do governador.

Publicidade

Parceiros