Poupatempo Ourinhos completou 2 anos neste mês com 97% de avaliação positiva dos usuários

Prefeitura M. de Ourinhos 29/04/2016 - 19:08:51 Cidade

Poupatempo foi uma das primeiras conquistas do Governo Belkis Fernandes, junto ao governo Estadual

         Neste mês de abril, o Poupatempo Ourinhos completa 2 anos de sua inauguração oficial, que contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e da Prefeita Belkis Fernandes.

Continua depois da Publicidade

          Em dois anos de serviços prestados pela Unidade aos cidadãos da região foram realizados 551 mil atendimentos, uma média de mais de 23 mil por mês. O Poupatempo Ourinhos está localizado na Rua Paraná, 512/514 - Centro, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

         O Poupatempo foi um dos primeiros pleitos e conquistas do Governo da prefeita Belkis. “Na época, quando pleiteamos a unidade do Poupatempo somente 32 cidades foram contempladas e Ourinhos foi uma delas. A unidade de Ourinhos tem facilitado muito a vida da população ourinhense e também dos municípios da região. Por isso, agradeço ao Governo Estadual por atender este que foi um dos primeiros pleitos da minha gestão  e podermos hoje comemorar os 2 anos da unidade de Ourinhos”, agradeceu.

         A Unidade do Poupatempo de Ourinhos beneficia mais de 270 mil pessoas, inclusive de municípios como Campos Novos Paulista, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Sarutaiá, Platina, Canitar, Chavantes, Ipaussu, São Pedro do Turvo, Timburi, Fartura, Bernardino de Campos, Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo.

Aprovação

         De acordo com o Governo Estadual, em pesquisa realizada pela empresa Praxian, no ano de 2015, a unidade foi aprovada por 97% de seus usuários.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PREFEITURA

         Ao todo, 11 servidores municipais da Prefeitura atuam na unidade de Ourinhos do Poupatempo. Os serviços oferecidos pelo Governo Municipal em sua maioria são concluídos no mesmo instante ou mesmo dia, exceto aqueles pedidos que deverão ser analisados.

         Durante os dois primeiros anos de funcionamento do Poupatempo, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, já atendeu cerca de 72 mil solicitações. Os serviços oferecidos pela Prefeitura no Poupatempo são:

ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis): Guia de recolhimento e Isenção de ITBI

Isenção de IPTU: Idade igual ou superior a 65 anos, rendimento mensal até 1 salário mínimo, área construída de até 60m²

Redução 50% de IPTU: Imóvel com ponto de parada de ônibus e Imóvel com produção agrícola/fins comercais – área não edificada superior a 1.000m²

Redução de 25% do IPTU

Não incidência de IPTU – Exploração agropecuária ou agroindustrial – área superior a 1 hectare

Imunidade IPTU: Templos de qualquer custo, partidos políticos, entidades sindicais, instituições de educação e assistência social

Tributos Imobiliários: Revisão de IPTU, Guia de pagamento, segunda via de carnê, certidão negativa de débitos, certidão positiva de débitos, certidão positiva com efeito de negativa, certidão valor venal – anos anteriores a 2.006, a partir de 2.006 e do exercício atual,

Tributos Mobiliários: certidão negativa de débitos, certidão positiva de débitos, certidão positiva com efeito de negativa, segunda via de carnê e guia de pagamentos

Dívida Ativa: Consulta de débitos e simulação de parcelamentos        

DEMAIS ÓRGÃOS

         Entre os órgãos mais solicitados estão o Detran.SP, que contabiliza mais de 176 mil documentos emitidos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos; o e-poupatempo, para serviços públicos via internet, com 101 mil atendimentos; e o Instituto de Identificação (IIRGD), com mais de 38 mil RGs e Atestados de Antecedentes Criminais emitidos.               A unidade conta também com a Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho, e um correspondente bancário, para pagamento de taxas e serviços.

Programa Poupatempo

         O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp - Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 482 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 69 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

         Em 2015, o Poupatempo foi eleito pelo Instituto Datafolha o melhor serviço público de São Paulo. Em pesquisa anual de satisfação, realizada no mesmo ano, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários.

Publicidade

Parceiros