WORKSHOP COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR RECEBE GRANDE PÚBLICO

Prefeitura M. de Ourinhos 13/06/2013 - 16:53:46 Cidade

Aconteceu em Ourinhos na última sexta-feira (07), durante a 47ª FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos), um Workshop sobre a Comercialização da Produção da Agricultura Familiar. O evento foi realizado no salão Tatersal e contou com a presença de produtores rurais, autoridades e prefeitos da região.
A abertura contou com a mesa diretora formada pela prefeita Belkis Fernandes, pelo secretário de meio ambiente e agricultura Diógenes Corrêa Leite, também pelo presidente da FAPI e do Sindicato Rural Eduardo Luis Bicudo Ferraro, o Brigadeiro, pelo Diretor da CATI Regional Ourinhos Sérgio Luis Villas Boas Tambara, além do ex-prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, quem também é presidente de honra da 47ª FAPI

Destacando a importância da agricultura familiar, o Diretor da CATI Sérgio Tambara falou aos produtores rurais. "Algumas doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade acontecem, em parte, devido a alimentação que nossas crianças recebem, por falta justamente da inclusão de hortaliças, legumes, verduras e frutas nesta alimentação. Por isso, estamos aqui para trazer políticas públicas que irão ajudar na comercialização da produção de vocês".

Muitos Estudantes e profissionais das áreas de compras e licitações também participaram. O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos, Diógenes Correa Leite, ressaltou o trabalho realizado pelo município na merenda escolar e o apoio a agricultura familiar. "Em nossa cidade, a Associação de Produtores Rurais do Bairro Ribeirão Grande já fornece produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Ainda no governo Toshio Misato, a Prefeitura cedeu para esta associação um espaço de 1500 m² com um barracão, as margens da rodovia Raposo Tavares. Hoje eles já fazem lá a separação dos seus produtos para a distribuição. Atendendo a determinação da prefeita Belkis, continuamos o trabalho iniciado na gestão anterior e pretendemos transformar o local num ponto de agronegócios".

Belkis considerou a criação de uma estrutura que apoiasse a agricultura no município. "Quando falamos em fortalecer a agricultura familiar, temos que nos referenciar ao município, pois estado Estado já possui a CATI. Em 2010 Toshio criou a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e hoje o agricultor de nossa região tem onde buscar informações". A prefeita também manifestou apoio à parcerias. "Estamos construindo um processo que envolve as iniciativas pública e privada. Estamos aprimorando conhecimentos. Já sabemos que na agricultura a produção tem know-how, todavia, mas temos que aperfeiçoar a comercialização", finalizou.

O Workshop durou o dia todo e recebeu centenas de inscrições. Especialistas ministraram palestras sobre diversos temas: Acesso ao Mercado através de Organização de Produtores, Demanda de Alimentos da Agricultura Familiar para Compras Públicas, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS)/Operacionalização.

Publicidade

Parceiros