SECRETARIA DE SAÚDE RECOMENDA CUIDADOS PARA QUEM FOR VIAJAR NAS FÉRIAS

Prefeitura M. de Ourinhos 13/01/2011 - 12:34:01 Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou alguns cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, para aqueles que forem viajar para outros Estados do Brasil nestas férias de janeiro. Confira as principais recomendações:

• Para iniciar a preparação da sua viagem, realize uma avaliação de saúde com profissionais habilitados. Recomenda-se não viajar doente, pois assim aumentam as chances de apresentar complicações. As longas horas num carro, ônibus ou vôo favorecem o surgimento de problemas circulatórios e o estresse da viagem pode diminuir a resistência do seu organismo abrindo o caminho para outras doenças.

• Outro cuidado importante é avaliar a situação vacinal, de acordo com sua idade. Para isso, procure uma Unidade de Saúde, portando o cartão de vacinação, para verificar e atualizar as vacinas necessárias para sua viagem. Todas as vacinas em atraso devem ser tomadas, com destaque para: Febre Amarela, Sarampo, Rubéola e Poliomielite.

• É importante que essa atualização seja realizada entre quatro a seis semanas antes da data da viagem, para que a vacina possa fazer efeito e a imunidade seja adquirida.

Características da Febre Amarela
A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes - vetores), transmitido ao homem pela picada de mosquitos infectados. A distribuição mundial da FA se restringe a determinadas regiões da África e das Américas, com destaque para a América do Sul. Atualmente, as recomendações e exigência de vacinação podem variar de acordo com os critérios epidemiológicos locais e mundiais e podem variar na medida em que novas áreas possam ser afetadas, passando a ser recomendado o uso de vacina. Em situação de viagem, recomenda-se verificar as exigências dos locais de destino, assim com as recomendações dos locais de origem.

Vacinação
A vacinação contra a febre amarela é obrigatória para residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina para os seguintes Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos Estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Su

Parceiros