CATADORES DA RECICLA OURINHOS GANHAM NOVOS UNIFORMES

AGÊNCIA JP-2 16/07/2013 - 16:22:20 Cidade

Por Agência JP2

Os 80 catadores da Cooperativa Recicla Ourinhos que atuam nos serviços de coleta seletiva na cidade ganharam novos uniformes adquiridos com recursos da própria entidade. Cada integrante recebeu duas trocas de uniforme, composto por camisetas e calças.

Os investimentos feitos pela cooperativa estão sendo possíveis graças à parceria com a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), que vem proporcionando condições para garantir todos os direitos de trabalho aos catadores. A Recicla Ourinhos possui contrato com a autarquia e recebe um repasse mensal pelos serviços de coleta e separação do lixo reciclável, garantindo aos catadores um trabalho digno com renda média de R$ 800,00 e direitos previdenciários previstos na legislação. Antes disso, os catadores trabalhavam informalmente pela sobrevivência nos lixões, expostos a doenças e contaminações.
A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, enfatiza que o compromisso da prefeitura com a coleta seletiva foi oficializado através de uma lei municipal, sancionada pelo ex-prefeito Toshio Misato e que vem sendo rigorosamente cumprida pela atual prefeita Belkis Fernandes, garantindo que o trabalho dos catadores tenha continuidade nas próximas administrações. “Hoje somos amparados por Lei e temos o privilégio de ter o poder público ao nosso lado. O modelo de trabalho que temos na cidade é exemplo para outras prefeituras de todo o país, muitos prefeitos e secretários vêm nos visitar e conhecer de perto os benefícios dessa parceria”, relata Matilde.
Outro investimento da SAE na usina de reciclagem, administrada pela cooperativa Recicla Ourinhos, é a construção de um barracão de 355m² com o objetivo de ampliar o espaço disponível para armazenagem dos recicláveis. Como a cooperativa pretende expandir em 20% a coleta seletiva na cidade, o novo barracão será fundamental para abrigar o material coletado nas ruas pelos catadores. “Coletamos hoje 89 toneladas de materiais por mês, mas nossa meta é atingir 110 toneladas em 2013. O novo galpão que ganhamos da SAE evitará que os materiais fiquem expostos ao tempo e se deteriorem”, explica Matilde.
Em 2011, a SAE promoveu investimentos na construção das novas instalações de escritório, cozinha, refeitório, vestiários e banheiros, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos cooperados que prestam serviços à autarquia no setor de limpeza urbana. Além disso, a SAE disponibiliza atualmente dois caminhões com motoristas para auxiliar no trabalho de coleta. “Sem a ajuda da SAE, não teríamos condições de atender a população com qualidade e eficiência. Desde o princípio, sempre pudemos contar com todo o apoio do poder público. Graças a parceria com a prefeitura municipal, a coleta seletiva está em franca expansão e acredito que, em breve, conseguiremos dar conta de 100% dos bairros. Somos gratos a prefeitura, através da SAE, por tudo o que fazem em prol dos catadores e da coleta seletiva”, ressalta Matilde.

Parceiros