NOVO SISTEMA DO SCPC AVALIA PROBABILIDADE DE INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR

ACE Ourinhos 29/08/2013 - 08:46:48 Diversos

SCPC Score Crédito estará disponível para associados da ACE Ourinhos a partir de 10 de setembro

A Boa Vista Serviços, empresa administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aprimorou o seu sistema de consultas visando o combate à inadimplência. A principal novidade é o SCPC Score Crédito, que analisa informações do consumidor e atribui-lhe uma pontuação que indica se é recomendável ou não a concessão de crédito, a partir da probabilidade de inadimplência. A ferramenta é oferecida a todas as empresas associadas à Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos e estará disponível a partir de 10 de setembro, a princípio apenas para análise de pessoas físicas.
O assessor jurídico da ACE Ourinhos, Gilvano José da Silva, esclarece que o Score Crédito é uma ferramenta que apoia com inteligência as decisões de crédito, a partir de informações comportamentais, estimando o desempenho futuro dos clientes e indicando a probabilidade de inadimplência nos próximos seis meses ou 18 meses, conforme a necessidade do negócio. “O resultado das consultas é apresentado em uma escala numérica que varia de 0 a 1.000, na qual o menor índice representa maior risco e, o maior índice, menor chance de inadimplência”, explica.
A adoção de critérios mais seletivos na concessão de crédito ao consumidor tem a finalidade de reduzir os prejuízos com os maus pagadores, dívida que ultrapassa os R$ 6 milhões em Ourinhos.
Com o novo sistema, será possível identificar o nível de risco de determinada compra, por meio do levantamento do perfil do comprador, do histórico de pagamentos, suas referências comerciais e outros dados que são analisados e resultam em uma pontuação média.
Silva salienta que, além de aumentar a precisão e segurança na concessão de crédito, o score proporciona condições diferenciadas para os clientes com comportamento exemplar e, desta forma, acaba se tornando também um diferencial, permitindo que as empresas vendam mais, mantendo ou até reduzindo a inadimplência. “As estatísticas vão mostrar o grau de comprometimento do consumidor e o seu poder aquisitivo de compra. Conforme a política de crédito adotada, as empresas poderão conceder benefícios para os bons pagadores, como melhores taxas de juros e preços especiais”, conclui.

Parceiros