ESCOLA INFANTIL INCENTIVA CRIANÇAS A SEREM MAIS INDEPENDENTES

assessoria 14/02/2012 - 10:44:36 Região

A EMEI Doce Anjo, em Espírito Santo do Turvo, está inovando na forma de educar. As crianças de 3 a 5 anos agora utilizam pratos de vidro e se servem sozinhas na hora das refeições. A ideia é fazer com que elas tenham mais autonomia. A escola foi totalmente reformada e adaptada para novas tendências educacionais. As salas possuem espelhos para o autoconhecimento das crianças e uma parede de azulejo também foi confeccionada para as crianças desenharem fora dos limites do papel.

Coordenadora pedagógica da escola infantil, Carolina Paulino Tavares Gasparini relata que, até 2011, as crianças comiam em pratos plásticos e as funcionárias e professoras que colocavam comida. “Estamos pensando na qualidade de vida dessas crianças. Na casa delas já comem em pratos de vidro e agora estão aprendendo e pegar a comida na quantidade que querem comer. Vão ficando mais independentes”, argumenta.

As crianças de período integral chegam a comer seis vezes na escola entre refeições, lanches e frutas. A alimentação é balanceada e as crianças recebem orientação e incentivo das professoras a pegarem um pouco de cada alimento e não deixarem as verduras e legumes de lado. “É tendência atual, gera autonomia e hábitos nutritivos. Além disso, o prato de vidro é mais higiênico.”, diz.

Espelho e azulejo – Além da novidade da comida “self service”, as salas de aula da EMEI Doce Anjo receberam espelhos. A novidade foi implantada para ajudar em atividades didáticas e pedagógicas. “O espelho ajuda as crianças se reconhecerem, verem as diferenças entre eles, além da construção e reconhecimento da imagem. É importante para identidade, desenvolver organização espacial, socialização e brincadeiras”, garante.

A parede de azulejo da escola é outro diferencial. A parede foi construída com o objetivo de unir as crianças desenhando juntas com guache. “Elas saem do espaço limitado do papel e podem desenhar livremente. Elas também socializam, pois um desenho interage com o outro”, diz. Os desenhos são apagados regularmente para que outra turma desenhe novamente.

A EMEI Doce Anjo fica na rua Francisco José Martins, 4 – 10, centro. Atualmente possui 40 alunos no maternal (3 anos), 72 crianças do Nível I (4 anos) e mais 69 no Nível II (5 anos).

Publicidade

Parceiros