CRIAÇÃO DE BIOGRAFIAS É O TEMA DA MESA 3 HOJE NO A(O)GOSTO DAS LETRAS

da reportagem 22/08/2012 - 15:14:45 Cidade

Atividade acontece no PUB 744 e tem mediação da jornalista cultural Mona Dorf

A biografia é um gênero literário que atrai muitos leitores. Conhecer detalhes da vida de outra pessoa atrai a curiosidade, mas ser biógrafo não é tarefa fácil. Sobre essas dificuldades Paulo Cesar Araujo fala com propriedade. Autor da polêmica biografia “Roberto Carlos em detalhes”, proibida pelo cantor, Paulo Cesar e Edinha Araujo (autora da biografia de Chiquinha Gonzaga) participam da mesa literária hoje à noite, dia 23, às 20h no PUB 744.
Edinha Diniz tem formação em Ciências Humanas e dedica-se, há mais de trinta anos, ao estudo da música popular brasileira. Seu trabalho de pesquisa sobre a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga resultou em ensaio biográfico, discos, peças de teatro, enredos de escolas de samba e de agremiações carnavalescas, documentários, culminando com a minissérie da TV Globo, além de duas versões da história para o público infanto-juvenil. Edinha também publicou outros livros para esse público leitor: biografias de Machado de Assis, Jorge Amado, Zélia Gattai e Cartola.
Paulo Cesar de Araújo é historiador, jornalista, mestre em Memória Social e teve sua obra mais polêmica, a biografia de Roberto Carlos, proibida quando ocupava as listas dos livros mais vendidos. Escreveu também Eu não sou cachorro, não (Editora Record, 2002), obra considerada referência na historiografia da MPB, por revelar que os cantores bregas foram censurados no período da ditadura militar. Sucesso de público e de crítica, seus livros receberam elogios de personalidades como Caetano Veloso, Nelson Motta, Washington Olivetto, entre outros.
“Roberto Carlos em detalhes” foi lançado em dezembro de 2006, e imediatamente o cantor entrou na justiça pedindo a proibição da venda dos livros, e foi atendido. A biografia foi fruto de 15 anos de pesquisa e quase 200 entrevistas. No livro, o autor revela como nasceram canções como “Detalhes”, “Emoções”, “Quero que vá tudo para o inferno” e tantas outras que fazem parte da memória afetiva de milhões de brasileiros, além de histórias com Erasmo Carlos, Tim Maia e outros.
O encontro destes dois biógrafos vai possibilitar reflexões a respeito da legislação brasileira sobre o assunto. Se nada for mudado, corremos o risco de só termos acesso a publicações de “biografias oficiais”, autorizadas pelas famílias, que enalteçam o biografado, porém sem compromisso com a pesquisa e história reais. Prejuízo para o leitor e para os escritores, receosos de terem todo o trabalho prejudicado pela censura.

SHOW COM LUIZ PINHEIRO
Depois do bate-papo com os autores, às 22h, o músico e poeta Luiz Pinheiro apresenta o show "Decompor". Nesta apresentação lítero-musical, o artista mostra canções de seu primeiro e segundo Cd, Cássia Secreta e Decompor, intercaladas com poemas de sua autoria.
Luiz se propõe o desafio constante de uma criação que rompa com a "possível linha que separa letra de poesia". Portanto, em muitas de suas canções, as letras sobrevivem sem a melodia, como poemas a serem lidos. Sendo também poeta, Pinheiro celebra os versos da canção. Busca tratar as palavras de acordo com seu peso, leveza, consistência, densidade, separando o sujo do limpo, o grosso da essência.
Psicanalista, nascido em Minas Gerais, tendo vivido alguns anos em Ourinhos e agora radicado em São Paulo, Luiz Pinheiro frequentemente aborda em suas letras-poemas a temática urbana, explorando vários aspectos das emoções humanas.

Confira a programação completa desta quinta, 23, no A(o)gosto das Letras:
A(o)Gosto das Letrinhas acontece nesta quinta-feira
Programação infantil com atividades durante todo o dia no Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy”.
Local: Casinha das Letras
Contação de histórias durante todo o dia
9h às 11h/14h às 15h30 - com Solange Rocha, Fátima Santilli, Lia Ferrer e Cinthia Siqueira.
16h “Histórias ao pé do ouvido”, de Fernanda Saraiva Romero - com Bruna Domingues e Leandro Faria.
Local: Casinha da Memória
9h30 e 14h30 - Brincadeiras com parlendas, trava-línguas e cirandas com Ramiro Béccheri e Patricia Aleixo.
Local: Casinha da Esquina
Troca de gibis das 9 às 17h
Local: Casinha do Professor
10h e15h - Alunos do Ponto de Cultura “Para ler o mundo” realizam atividades criativas inspiradas no livro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Local: Debaixo do Pé de Manga
16h - Cantando na roda com Zé Luis e Cibele Moraes
Das 8h30 às 11h e das 14h às 17h - Oficinas de dobradura e Pesponto e Botão.

14h às 17h – Oficina: Jorge Amado na cozinha, com Fernando Nogueira – aula 1
O sociólogo Fernando Nogueira mostra como a riqueza da culinária baiana, presente na obra de Jorge Amado, contribuiu para a formação do patrimônio gastronômico brasileiro. Haverá preparação de receitas.
Local: Casinha da Esquina – 15 vagas
Inscrições gratuitas no local.

Programação no PUB 747
Entrada franca com convite
19h45 – Cenas Rodrigueanas
Grupo Soarte e alunos das Oficinas de Teatro apresentam cenas do livro “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, unindo o universo do dramaturgo ao do compositor Lupicínio Rodrigues.

20h – Mesa 3– Biografias, com Paulo Cesar Araújo e Edinha Diniz
Os biógrafos Paulo César Araújo (Roberto Carlos em detalhes) e Edinha Diniz (Chiquinha Gonzaga) falam sobre a pesquisa e o processo de escrita das biografias.

22h – Show “Decompor”com Luiz Pinheiro
Show lítero-musical em que o poeta e compositor Luiz Pinheiro mostra canções de seu 1º e 2º CDs, intercaladas com poemas de sua autoria.



Publicidade

Parceiros