ALUNOS DE DIREITO DAS FIO E UENP NO JULGAMENTO DO MENSALÃO EM BRASÍLIA

assessoria 22/10/2012 - 10:44:14 Diversos

Em realização de viagem, com intuito de satisfazer conhecimento jurídico, a respeito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, estiveram presentes na capital federal, Brasília, alunos da graduação em direito, das FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos, e da UENP – Universidade Estadual do Norte Pioneiro, entre os dias 18 e 21 do mês de outubro de 2012.
Na oportunidade, os acadêmicos tiveram a honra e privilégio, no período da tarde do dia 18 de outubro, de acompanhar uma sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal, onde acontecia no momento, o julgamento da Ação Penal 470, “CASO MENSALÃO”. Presidido pelo excelentíssimo Ministro presidente do STF, Carlos Ayres Britto, foram lidos os votos do relator do caso, sua excelência Ministro Joaquim Barbosa e, após o intervalo, o voto do revisor do caso, sua excelência Ministro Ricardo Lewandowski.
Com a chegada da reta final do julgamento, a “tampa” do esquema destrinchado durante as últimas 37 sessões começou a ser posicionada. Após analisarem todos os crimes praticados, os Ministros finalmente focam na suposta quadrilha que teria viabilizado todo o ocorrido. Nesse item, o Ministro Relator, Joaquim Barbosa, só não condenou Geiza Dias e Ayanna Tenório, respectivamente funcionárias de Marcos Valério e do Banco Rural, e que já haviam sido absolvidas pelo Plenário dos outros crimes dos quais foram acusadas. Por isso, não faria sentido incluí-las na quadrilha. O Revisor, sem prejuízo das condenações pelos crimes cometidos por cada acusado, absolveu todos os envolvidos nesse item da formação de quadrilha. A experiência é extremamente importante à bagagem e currículo dos acadêmicos presentes, vez que, trata-se talvez do julgamento do maior escândalo político da história recente do Brasil.
Oportunamente, quando da abertura da sessão plenária, o excelentíssimo Ministro Presidente do STF, Carlos Ayres Britto, parabenizou a presença dos acadêmicos, proferindo palavras de motivação ao estudo do Direito, como base para aqueles que serão os pensadores jurídicos do amanhã.
Ato contínuo, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica guiada nas dependências da sede da PGR – Procuradoria Geral da República; Congresso Nacional (sede do Senado Federal e Câmara dos Deputados); Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores); OAB (Conselho Federal). Não menos importante foi visitado, a Torre de TV, Catedral de Brasília, Palácio da Alvorada (residência oficial do Presidente da República), Memorial Juscelino Kubitschek, Ponte JK e o plano piloto, além de todos ficarem extasiados com a genialidade da arquitetura de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e toda a história de sonho e desenvolvimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

É de grande valia, a realização de uma viagem como esta aos acadêmicos do curso de Direito, pois é possível vivenciar toda a estrutura do Estado no âmbito federal, assim como seus órgãos, ministérios e autarquias.

Os estudantes foram acompanhados pelos docentes, Ms. Luiz Fernando Kazmierczak, Fabiano Barbosa e Flávia Vascon.

Artigo elaborado pelo acadêmico em Direito pelas FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos, Alberto Bonardi Júnior, e revisado pelo professor nas duas instituições presentes, Mestre Luiz Fernando Kazmierczak.

Publicidade

Parceiros