OURINHOS SEDIA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou no CPP (Centro do Professorado Paulista), o II Seminário da Educação Infantil que teve como temática Criança: sujeito de direitos e produtora de cultura.
No 1° dia, o evento teve início com a apresentação do corpo de baile da Escola Municipal de Bailado e, em seguida, foram realizadas duas palestras: a 1ª com o psicólogo Dr. André Luís Reis que discorreu sobre Sexualidade Infantil: a criança que habita o adulto e a outra com a psicóloga Drª Adriana Rezende Medeiros que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
No período da tarde, aconteceram as oficinas de música na Educação Infantil com o Profº Sandro de Almeida Santos e Criar para Histórias, com a Profª Solange Ferreira da Rocha.
2° dia
No 2° dia houve apresentação do Coral Infantil com percussão dos alunos da EMEF Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro e, logo em seguida, a mesa do Fórum Regional de Educação Infantil, com representantes de diversos municípios como: Marília, Santa Cruz do Rio Pardo, Pompéia, Presidente Prudente e Assis, entre outros, ocasião em que houve a discussão de proposições e de controle social das políticas públicas para infância.
O período da manhã teve ainda apresentações dos projetos de pesquisa do curso de Educação Infantil: concepção, pesquisa e prática, apresentado pelos professores da Rede Municipal de Educação Infantil que abrilhantaram o evento.
Por fim, no período da tarde, aconteceram palestras com a Profª Drª Suely Amaral Mello sobre as Relações Adulto/Criança: uma questão de limites ou de formação de personalidade?, e com a Profª Yaeko Nakadakari Tsuhako que abordou o tema: O Desenvolvimento do Grafismo Infantil, cujo evento contou ainda com a exposição de atividades das crianças como produtoras e protagonistas do seu próprio trabalho sob a mediação dos professores como parceiros mais experientes.
A importância da formação continuada
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, pensar a Educação Infantil, pelos saberes próprios da Infância, não é tarefa fácil, exige muito esforço ao tentar aproximar as percepções dos adultos às múltiplas expressões das crianças e produzir conhecimentos que realmente legitimem uma pedagogia da Educação Infantil.
Segundo Chíxaro, por isto a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Prefeito Toshio Misato, vêm proporcionando formações aos professores por meio de capacitações, trocas de experiências que beneficiem tanto o educador como os educandos, sempre respeitando a infância e explorando ao máximo as potencialidades das crianças, pois o grande desafio não é só de conhecer a imagem do outro enquanto criança, mas conseguir desvencilhar os modos de ver da cultura adulta e pensar a infância partindo dela mesma.