OBRAS DA SAE SÃO ACOMPANHADAS PELO PREFEITO TOSHIO MISATO

Prefeitura M. de Ourinhos 09/11/2012 - 10:23:58 Cidade

Superintendência de Água e Esgoto investe em captação e adução de Água Bruta

Na terça-feira, 06, o Prefeito Toshio Misato esteve na ETA – Estação de Tratamento de água da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), para verificar o andamento das obras de instalação da adutora, que vai ampliar a captação e adução de água bruta em Ourinhos e também a conclusão das obras do novo refeitório e banheiros, nova oficina, novo almoxarifado de peças de manutenção e as diversas melhorias que estão sendo feitas para mais conforto dos funcionários da SAE.
O Superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho acompanhou Toshio e explicou tudo o que está sendo feito. Segundo Haroldo, “a nova adutora será constituída por tubos de poliéster reforçado com fibra de vidro e diâmetro nominal de 600 milímetros. Será executada em um trecho de aproximadamente 700 metros, situado entre a Estação Elevatória de Água Bruta em construção às margens do Rio Pardo e a Estação de Tratamento de Água. A adoção deste tipo de tubo foi definida em função do diâmetro interno favorável, baixo coeficiente de rugosidade e resistência, características importantes na busca de maior eficiência hidráulica”, informou.
Para Toshio, a construção do novo sistema de captação e adução de água bruta é muito importante. “Esse sistema está sendo feito de acordo com as atuais condições do Rio Pardo, que vive tendo modificado seu leito, sua profundidade, suas vazões. Desta forma está sendo construída uma moderna estação de captação com grande capacidade, capacidade extra de bombeamento de água bruta, que vai permitir que possamos dotar a cidade de mais água potável. Também conhecemos a nova parte de refeitório, almoxarifado, oficinas, todo um complexo de serviços da SAE que estão sendo finalizados e em breve serão inaugurados, de forma a melhorar os serviços prestados para a cidade”, destacou.

A nova adutora

A criteriosa escolha dos materiais e equipamentos para a nova adutora de captação e adução de água bruta deve permitir a exploração de vazões acima de 43 milhões de litros por dia com apenas 01 conjunto motobomba. Estão previstas a instalação de dois novos equipamentos, onde apenas um deve substituir 04 unidades existentes em termos de vazão, com menor potência energética consumida.
A obra é parte de um complexo em construção, com valor estimado em mais de R$ 1,5 milhão, necessária como melhoria do sistema de captação e adução de água bruta, tratamento e distribuição.
Haroldo Maranho informa que a obra “faz parte de um projeto ambicioso da autarquia municipal há muito tempo almejado, pois deve reduzir drasticamente os impactos negativos de estiagens longas ou chuvas em excesso. Com a nova adutora, conseguiremos atender a expectativa de crescimento da cidade para os próximos 20 anos. A obra deve ainda proporcionar a ampliação da Estação de Tratamento de Água em breve”, destacou.

Nova captação de água bruta

Com o contínuo crescimento da cidade, é de fundamental importância a implantação de um novo sistema de captação, bombeamento e adução de água bruta. Com investimentos de mais de R$ 600 mil, o volume de água captada passará dos atuais 400 litros por segundo para 600 litros por segundo (um aumento de 50% do volume de água captada).


Publicidade

Parceiros